Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Planos de Ação Territoriais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção

em primeiro plano, campo nativo
Foto de campo, em Dom Pedrito RS

A implementação de Planos de Ação Territoriais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PATs) é uma iniciativa adotada em nível nacional para definir estratégias para a conservação de espécies criticamente ameaçadas de extinção e deficientes de planejamento de conservação. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) instituiu o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies por meio da Portaria Nº 43, de 31 de janeiro de 2014 visando cumprir a Meta 12 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

O objetivo principal do Pró-Espécies: Todos contra a extinção é promover iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas de extinção.

 O Projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil, incluindo o RS e prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

A estratégia é financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), sob a coordenação do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do MMA. É implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e tem o WWF-Brasil como agência executora. 

A SEMA hoje é executora de dois PATs: o PAT Planalto Sul (que envolve os Campos de altitude e a Floresta Ombrófila Mista no Bioma Mata Atlântica) e o PAT da Campanha Sul e Serra do Sudeste (abrangendo Campos da Campanha e a Serra e Encosta de Sudeste, no Bioma Pampa)!

CONTATOS:

Coordenação do Projeto Pró-espécies na SEMA:

Biól. Dr. Leonardo M. Urruth – Divisão de Flora

Departamento de Biodiversidade

leonardo-urruth@sema.rs.gov.br

Fones: 55 (51) 3288.8138 / 3288.8139

http://www.proespecies.eco.br/

 


Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura