Quem somos
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), criada em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra) e coordena as políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos, saneamento, infraestrutura e energia no Rio Grande do Sul. Em 2019, a fusão das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura consolidou uma gestão integrada, fortalecendo a articulação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
A estrutura da Sema é composta pelo Gabinete da Secretaria, Chefia de Gabinete, Direção-Geral, e departamentos técnicos, como o Departamento Administrativo e Financeiro. A pasta conta ainda com duas subsecretarias:
- Subsecretaria de Gestão Ambiental, que abriga os departamentos de Biodiversidade e de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS);
- Subsecretaria de Infraestrutura, com os departamentos de Mineração e de Energia.
Assessorias especializadas apoiam tecnicamente o Gabinete:
Educação para a Sustentabilidade, Clima, Comunicação, Assessoria Técnica, Planejamento Estratégico, Procuradoria Setorial e a Procuradoria Jurídica Setorial da PGE.
A Sema também abriga órgãos colegiados que garantem participação social e apoio técnico na formulação de políticas públicas:
- Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema)
- Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH)
- Conselho Estadual de Saneamento (Conesan)
- Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA)
Dois fundos públicos também passam pela secretaria:
- Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA)
- Fundo de Recursos Hídricos (FRH)
Entre suas instituições vinculadas, destacam-se:
- Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – referência em licenciamento e fiscalização ambiental;
- Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – responsável pela exploração de carvão mineral com foco em sustentabilidade.
Com essa estrutura técnica, colegiada e participativa, a Sema se consolida como protagonista na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável no Estado.
Além disso, a secretaria está presente em um terço dos projetos do Plano Rio Grande, o Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas mudanças climáticas.
Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura
Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. Doutora em Geociências pela Unicamp, cursou pós-doutorado no Centro Universitário Univates. Trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e usinas hidrelétricas; e foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, atuou como diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Desde março de 2022, é secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua há mais de 10 anos na área ambiental, sendo docente na Especialização Direito Agrário e do Agronegócio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) desde 2021; coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema FARSUL) desde 2016, com forte atuação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) desde então.
Graduada em Pedagogia e estudante de Relações Públicas na Unisinos, iniciou no governo do Estado em janeiro de 2019 como assessora do Gabinete do Governador. Em outubro do mesmo ano, foi convidada a integrar a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Em 2022, assumiu a chefia de Gabinete da , com atuação direta na coordenação administrativa, articulação entre os setores da pasta, relações institucionais com demais órgãos do Estado, atendimento a municípios e apoio à gestão de projetos estratégicos nas áreas de meio ambiente e infraestrutura.
Fernanda Leite Weizenmann, diretora-geral
Graduada em Direito pela Faculdade São Judas Tadeu (2018) e em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2019), possui pós-graduação em Direito do Consumidor, pela Unileya, e em Mediação, Conciliação e Arbitragem, pela Verbo Jurídico. Atualmente, é mestranda em Mediação de Conflitos pela Universidad Europea del Atlántico, com foco em estratégias integradas de resolução pacífica de disputas. Com experiência como Advogada Mediadora e Sanitarista, atua de forma transversal nas áreas jurídica e de saúde coletiva, promovendo o diálogo entre os campos do direito, da mediação de conflitos e das políticas públicas. É especialista em Negociação e Mediação de Conflitos e em Direito do Consumidor, com histórico de atuação em contextos institucionais complexos, tanto na esfera pública quanto privada. Ao longo de sua trajetória profissional, desenvolveu competências em gestão de pessoas, organização de fluxos institucionais, planejamento operacional, auditoria interna, contabilidade aplicada ao setor público e controle de finanças, contribuindo diretamente para a eficiência administrativa e a integridade organizacional. É ativista da causa animal e atua com forte comprometimento com o bem-estar dos animais, integrando sua atuação profissional a valores éticos e sociais voltados à construção de uma sociedade mais justa e empática.
Subsecretaria de Gestão Ambiental
Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Tocantins, cursando pós-graduação em Mineração e Meio Ambiente e com MBA em Gestão de Segurança e Meio Ambiente e Energias Renováveis pela Faculdade dos Vales. Trabalhou na Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica por 17 anos, possui experiência nas áreas de distribuição de energia elétrica, subtransmissão, subestações e área comercial. Nesse período, atuou como chefe da agência de Santa Vitória do Palmar, gerenciando, fiscalizando contratos e equipes de manutenção e atendimento de emergência.
Geólogo pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como professor na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), lecionando as disciplinas de hidrogeologia e geologia geral. Ingressou na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul em 2016, desempenhando a função de analista de processos de outorga de água subterrânea até 2020, quando assumiu a chefia da Divisão de Outorga (DIOUT) do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Desde de abril de 2024, é diretor de Recursos Hídricos e Saneamento na Sema.
Bióloga, mestre em Ecologia e professora universitária. Com ampla experiência em licenciamento e gestão ambiental, atua como diretora de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Cátia já liderou a Divisão de Unidades de Conservação, coordenando iniciativas cruciais para a proteção da biodiversidade no estado. Sua atuação é voltada para a gestão sustentável dos recursos naturais, integrando as dimensões socioambientais e promovendo a saúde única, com foco no alinhamento das políticas públicas ambientais às necessidades sociais e econômicas da região.
Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Desenvolvimento Rural também pela UFRGS. Possui experiência em elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação Ambiental, Planos de Bacia Hidrográfica, planejamento e execução de Orçamento Público, gerenciamento de Fundos Públicos, coordenação de projetos e programas em recursos hídricos com celebração e acompanhamento de convênios, contratos e Termos de Cooperação. Desde junho de 2022, é diretora administrativa financeira da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Engenheiro Mecânico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), com MBA em Gestão de energias renováveis e eficiência energética (IPOG), pós-graduando em Petróleo e Gás com Ênfase em Transição Energética (COPPE-UFRJ) e mestrando pelo programa de pós-graduação em engenharia mecânica - Energia (UFRGS). Possui experiência na área de geração de energia, atuando em empresas nacionais, e destacando-se nos segmentos de termelétrica e petroquímica. Atualmente é o Diretor do departamento de Energia na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Engenheiro Geólogo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trabalhou no ramo de consultoria, destacando o setor da mineração e laudos geológicos. Possui experiência nas áreas de inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No setor público atuou como assessor e foi diretor de Direitos Humanos e Cidadania nas Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Governo do Rio Grande do Sul (2020-2022). Desde 2022, é diretor de Mineração na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.