Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Quem somos

 Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela gestão da política ambiental no Rio Grande Sul. Uma das marcas dessa gestão foi a união, ainda em 2019, das duas pastas: Meio Ambiente e Infraestrutura, reforçando a importância de desenvolver o estado para ampliar a proteção ambiental.  Com isso, Desenvolver para Proteger passou a ser o lema da secretaria. 

A Sema trabalha de forma conjunta com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), uma de suas vinculadas que, há 30 anos, atua como órgão licenciador, agregando monitoramento e fiscalização ambiental.

Além da Fepam, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) é outra vinculada da Sema.

 

Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura

nova pixels 2

Engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. Doutora em Geociências pela Unicamp, cursou pós-doutorado no Centro Universitário Univates. Trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e usinas hidrelétricas; e foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Lajeado (2017-2018). Entre 2019 e 2022, atuou como diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Desde março de 2022, é secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Marcelo Camardelli
Marcelo Camardelli Rosa, secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura 

Engenheiro agrônomo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua há mais de 10 anos na área ambiental, sendo docente na Especialização Direito Agrário e do Agronegócio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) desde 2021; coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema FARSUL) desde 2016, com forte atuação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) desde então.

 

Taiana Ramidoff
Taiana Andrade Ramidoff, subsecretária de Gestão Ambiental 

Engenheira Florestal e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília, possui experiência em gestão pública e privada; regulamentação e execução de políticas públicas; socio-biodiversidade e povos e comunidades tradicionais. No setor privado coordenou projetos de manejo de vegetação junto a redes elétricas de distribuição de energia do governo do Distrito Federal (2016-2021). No Ministério do Meio Ambiente ocupou o cargo de gerente de projetos do Departamento de Conservação Florestal da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais com expressiva atuação nas agendas de combate e controle do desmatamento Ilegal e recuperação da vegetação nativa, manejo integrado do fogo; pagamento por serviços ambientais e projetos de cooperação internacional (2021-2023).


Carlos Norberto M. Fraga
Carlos Norberto M. Fraga
Carlos Norberto M. Fraga, diretor-geral

Formado em Química e em Ciências Físicas e Biológicas, tem curso de Lideranças em Educação no Centro para Qualidade Total em Escolas no “The College of Education” da “Penn State University” – Pensilvânia – Estados Unidos da América. Professor aposentado, assumiu cargos de liderança na Prefeitura de Porto Alegre e no Estado. Na Secretaria Estadual de Educação, foi diretor de escola, diretor-geral, secretário substituto e diretor do Departamento de Coordenação das Regionais. Coordenou o trabalho de racionalização dos recursos públicos abrangendo as 30 Coordenadorias Regionais e três mil escolas da rede. Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, coordenou o Programa de Melhoria da Gestão, em convênio com o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Na Companhia Carris Porto-Alegrense, atuou como gerente de Recursos Humanos e gerente Administrativo. Foi conselheiro no Conselho Estadual do Meio Ambiente, na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e na Fundação Cultural Piratini.

Carlos Silveira, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento
Carlos Silveira, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento - Foto: Manu Olivera

Carlos da Silveira, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento

Geólogo pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como professor na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), lecionando as disciplinas de hidrogeologia e geologia geral. Ingressou na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul em 2016, desempenhando a função de analista de processos de outorga de água subterrânea até 2020, quando assumiu a chefia da Divisão de Outorga (DIOUT) do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Desde de abril de 2024, é diretor de Recursos Hídricos e Saneamento na Sema.

Cátia Gonçalves, diretora de Biodiversidade

Bióloga, mestre em Ecologia e professora universitária. Com ampla experiência em licenciamento e gestão ambiental, atua como diretora de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Cátia já liderou a Divisão de Unidades de Conservação, coordenando iniciativas cruciais para a proteção da biodiversidade no estado. Sua atuação é voltada para a gestão sustentável dos recursos naturais, integrando as dimensões socioambientais e promovendo a saúde única, com foco no alinhamento das políticas públicas ambientais às necessidades sociais e econômicas da região.

Patrícia Moreira Cardoso
Patrícia Moreira Cardoso - Foto: Leandro Souza
Patrícia Moreira, diretora Administrativo-Financeira

Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Desenvolvimento Rural também pela UFRGS. Possui experiência em elaboração de planos de manejo em Unidades de Conservação Ambiental, Planos de Bacia Hidrográfica, planejamento e execução de Orçamento Público, gerenciamento de Fundos Públicos, coordenação de projetos e programas em recursos hídricos com celebração e acompanhamento de convênios, contratos e Termos de Cooperação. Desde junho de 2022, é diretora administrativa financeira da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

 

Rodrigo Huguenin
Rodrigo Martins Huguenin, diretor de Energia

Engenheiro Mecânico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), com MBA em Gestão de energias renováveis e eficiência energética (IPOG), pós-graduando em Petróleo e Gás com Ênfase em Transição Energética (COPPE-UFRJ) e mestrando pelo programa de pós-graduação em engenharia mecânica - Energia (UFRGS). Possui experiência na área de geração de energia, atuando em empresas nacionais, e destacando-se nos segmentos de termelétrica e petroquímica. Atualmente é o Diretor do departamento de Energia na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

 

Otávio de Lima
Otávio Pereira de Lima, diretor de Mineração

Engenheiro Geólogo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trabalhou no ramo de consultoria, destacando o setor da mineração e laudos geológicos. Possui experiência nas áreas de inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No setor público atuou como assessor e foi diretor de Direitos Humanos e Cidadania nas Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Governo do Rio Grande do Sul (2020-2022). Desde 2022, é diretor de Mineração na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura