Recursos Hídricos e Saneamento
A partir do Artigo 171 da Constituição Estadual de 1989, que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SERH), modernos princípios foram incorporados para a gestão das águas no Rio Grande do Sul. Entre estes se destacam:
- A adoção da bacia hidrográfica como unidade de gestão;
- A outorga e a tarifação pelo uso das águas; e
- A reversão dos recursos arrecadados em benefício da própria bacia.
A Lei Estadual 10.350, de 30 de dezembro de 1994, regulamentou este Artigo e determinou os objetivos e princípios da Política Estadual de Recursos Hídricos. A legislação distinguiu a água como um bem público, finito, dotado de valor econômico e define que a sua administração será descentralizada e participativa. Para tanto, estabeleceu um arcabouço institucional ou Matriz Institucional constituído pelos seguintes atores sociais: Conselho de Recursos Hídricos (CRH), Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas (CBH), Agências de Região Hidrográfica (ARH) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM).
O Decreto nº 54.550, de 2 de abril de 2019 dispõe sobre a estrutura básica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, na qual o Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) está inserido. A Figura abaixo apresenta as divisões do DRHS:
Atendimento:Assuntos que envolvam a Direção do Departamento:
Assuntos relacionados a regularização de intervenções em recursos hídricos, tais como poços, barragens, açudes, captações, entre outras e dúvidas sobre o Sistema de Outorga do Rio Grande do Sul (SIOUT RS) e Programa Poço Legal:
Denúncias relacionadas a usos de recursos hídricos:
Assuntos relacionados a Plano Estadual de Recursos Hídricos, Relatório Anual de Recursos Hídricos, Planos de Bacia Hidrográfica e Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos:
Assuntos relacionados a Rede de Monitoramento Hidroclimatológico da SEMA (chuva e níveis), Sala de Situação e Monitor de Secas:
Assuntos relacionados ao Plano Estadual de Saneamento e Unidades Regionais de Saneamento Básico:
|