Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Invasoras RS

logoInvasorasRS
logoInvasorasRS

Espécies exóticas invasoras são organismos que ocorrem fora da sua área de distribuição natural. Muitas destas espécies são trazidas pelos humanos, de forma intencional ou não. Quando estabelecidas, ou seja, quando se reproduzem neste novo ambiente e expandem sua área de distribuição, podem ser motivo de problemas econômicos, ecológicos e até mesmo riscos à saúde.

Sem predadores naturais as populações dessas espécies tendem a se proliferar e, assim, acabam por competir por recursos, direta ou indiretamente, com as espécies nativas. Esse processo (invasão biológica) tende a causar perdas de biodiversidade e é considerado um dos maiores desafios ambientais que o mundo enfrenta atualmente.

A SEMA, juntamente com sua vinculada FEPAM, criou o Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras, o Invasoras RS, com o objetivo de atuar na prevenção e controle das invasões. Uma das primeiras ações do Estado sobre este tema foi reconhecer as espécies exóticas invasoras do Rio Grande do Sul (Portaria Sema nº 79/2013), resultado de estudo realizado pelo Projeto RS Biodiversidade.

Reconhecer e entender os processos que resultam em invasões, assim os territórios ocupados e os eventuais prejuízos decorrentes da presença destas espécies, representam um importante passo na garantia dos valores ambientais do Rio Grande do Sul. Contar com a comunidade para evitar a introdução e a dispersão destas espécies é fator decisivo para que tenhamos sucesso. Se você se interessou pelo assunto, aqui estão informações que lhe ajudarão a entender melhor este problema, permitindo que você ajude com o sucesso do Programa.

Junte-se a nós, participe!

E-mail: invasoras@sema.rs.gov.br

Nos siga no @invasorasrs 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura