Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul

Bacias Hidrográficas
Bacias Hidrográficas

Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas. O corpo de água principal, que dá o nome à bacia, recebe contribuição dos seus afluentes sendo que cada um deles pode apresentar vários contribuintes menores, alimentados direta ou indiretamente por nascentes. Assim, em uma bacia existem várias sub-bacias ou áreas de drenagem de cada contribuinte. Estas são as unidades fundamentais para a conservação e o manejo, uma vez que a característica ambiental de uma bacia reflete o somatório ou as relações de causa e efeito da dinâmica natural e ação humana ocorridas no conjunto das sub-bacias nela contidas.

A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e para gestão ambiental, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água. Desta forma, o artigo 171 da Constituição Estadual estabeleceu um modelo sistêmico para a gestão das águas do Rio Grande do Sul e a Lei Estadual 10.350/1994 regulamentou esse artigo e estabelecendo que para cada uma das 25 bacia do Estado, a formação de um comitê de gerenciamento, o Comitê de Bacia. De acordo com a referida lei, foi determinada a existência de três Regiões Hidrográficas em que as bacias hidrográficas são agrupadas para fins de gerenciamento.

As três regiões hidrográficas são: a região do rio Uruguai que coincide com a bacia nacional do Uruguai, a região do Guaíba e a região do Litoral, que coincidem com a bacia nacional do Atlântico Sudeste. O Decreto nº 53.885, de 18 de janeiro de 2018, institui subdivisão das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul em 25 Bacias Hidrográficas:

Mapa das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul
Mapa das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul

Links para download:

Áreas das bacias, municípios e populações:

A Nota Técnica 02/2020/DIPLA/DRHS de 7 de agosto de 2020 apresenta tabelas com a inserção entre os municípios e bacias hidrográficas no Estado do Rio Grande do Sul (anexos em formato excel). A Nota Técnica 03/2020/DIPLA/DRHS de 14 de dezembro de 2020 apresenta as populações por bacia hidrográfica (anexos em formato excel).

Tabelas de áreas e populações das bacias hidrográficas.

Nas páginas abaixo você pode encontrar mais informações a respeito das bacias hidrográficas do estado, incluindo os relatórios dos Planos de Bacia e a lista de municípios que as compõem.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura