Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Dados Gerais das Bacias Hidrográficas

Dados Gerais das Bacias Hidrográficas
Dados Gerais das Bacias Hidrográficas

Entende-se por bacia hidrográfica toda a área de captação natural da água da chuva que escoa superficialmente para um corpo de água ou seu contribuinte. Os limites da bacia hidrográfica são definidos pelo relevo, considerando-se como divisores de águas as áreas mais elevadas. O corpo de água principal, que dá o nome à bacia, recebe contribuição dos seus afluentes sendo que cada um deles pode apresentar vários contribuintes menores, alimentados direta ou indiretamente por nascentes. Assim, em uma bacia existem várias sub-bacias ou áreas de drenagem de cada contribuinte. Estas são as unidades fundamentais para a conservação e o manejo, uma vez que a característica ambiental de uma bacia reflete o somatório ou as relações de causa e efeito da dinâmica natural e ação humana ocorridas no conjunto das sub-bacias nela contidas.

A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e para gestão ambiental, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água. Desta forma, o artigo 171 da Constituição Estadual estabeleceu um modelo sistêmico para a gestão das águas do Rio Grande do Sul e a Lei Estadual 10.350/1994 regulamentou esse artigo e estabelecendo que para cada uma das 25 bacia do Estado, a formação de um comitê de gerenciamento, o Comitê de Bacia. De acordo com a referida lei, foi determinada a existência de três Regiões Hidrográficas em que as bacias hidrográficas são agrupadas para fins de gerenciamento.

As três regiões hidrográficas são: a região do rio Uruguai que coincide com a bacia nacional do Uruguai, a região do Guaíba e a região do Litoral, que coincidem com a bacia nacional do Atlântico Sudeste. O Decreto nº 53.885, de 18 de janeiro de 2018, institui subdivisão das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul em 25 Bacias Hidrográficas:

PAINEL SOBRE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO

Mapa das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul
Mapa das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul

Links para download:

Áreas das bacias, municípios e populações:

A Nota Técnica 02/2020/DIPLA/DRHS de 7 de agosto de 2020 apresenta tabelas com a inserção entre os municípios e bacias hidrográficas no Estado do Rio Grande do Sul (anexos em formato excel). A Nota Técnica 03/2020/DIPLA/DRHS de 14 de dezembro de 2020 apresenta as populações por bacia hidrográfica (anexos em formato excel).

Tabelas de áreas e populações das bacias hidrográficas.

Nas páginas abaixo você pode encontrar mais informações a respeito das bacias hidrográficas do estado, incluindo os relatórios dos Planos de Bacia e a lista de municípios que as compõem.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura