Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Resolução do Conselho de Recursos Hídricos regra captações de água no Rio Gravataí durante escassez hídrica

Publicação:

O acordo permite captações de água durante o período de verão, entre dezembro de 2021 e abril de 2022.
O acordo permite captações de água durante o período de verão, entre dezembro de 2021 e abril de 2022. - Foto: Luciano Cardone/DIOUT/DRHS/SEMA

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), publicou a Resolução CRH/RS n° 390, que trata do acordo conduzido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Comitê Gravatahy sobre as captações diretas no Rio Gravataí entre dezembro deste ano a abril de 2022, diante da perspectiva de mais um ano de escassez hídrica.

Para conferir a Resolução, acesse aqui.

No texto, também fica estabelecido que, quando o rio atingir o nível de alerta nas estações Alvorada (abaixo de 1,60m) e Gravataí (abaixo de 0,80m), poderá ser realizado rodízio, com a determinação de captação intermitente para o setor agrícola.

Quando for considerada situação crítica, ou seja, quando os níveis estiverem abaixo de 1m30cm (em Alvorada) e 50cm (em Gravataí), todas as captações que não forem destinadas ao abastecimento humano, como agricultura, comércio e indústria, devem ser suspensas até que a situação normalize. A notificação dos usuários do comércio e da indústria será de responsabilidade da Corsan.

O secretário e presidente do CRH, Luiz Henrique Viana, destaca que “o objetivo da medida é garantir o fornecimento de água para a população, mesmo que durante este período o Estado esteja registrando falta de chuva".

O presidente do Comitê Gravatahy, Sérgio Cardoso, reforça que “essa Resolução é um avanço, pois colabora para a gestão dos recursos hídricos e facilita a negociação de acordos entre usuários de água, população e governo”.

Os níveis do Rio Gravataí podem ser verificados, acessando aqui.

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura