Vale do Taquari recebe o plantio de centenas de mudas em ação do SemeAr promovido pela Sema

ação do SemeAr promovido pela Sema
ação do SemeAr promovido pela Sema - Foto: Igor Almeida/ Ascom Sema

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quinta-feira (19/9), mais uma edição do projeto SemeAr, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Comando Militar do Sul, integrantes da Operação Taquari 2. A ação, que prevê a revegetação de áreas atingidas pelas enchentes, foi alusiva ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

Em Taquari, foi feito o plantio de mudas nativas em área de preservação permanente do Rio Taquari, no Parque do Capão. A ação intitulada “Replantando a mata ciliar no Rio Taquari” foi realizada por integrantes da Sema, alunos da rede pública de ensino, voluntários e militares.

De acordo com Mariela Inês Secchi, coordenadora da assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema, foram plantadas mais de 500 mudas, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre e pelas companhias Certaja, DEXCO e Sicredi. Essa ação também contou com o apoio do Rotary Club.

Mariela ressaltou, ainda, que essas atividades fazem parte do Projeto de Educação Ambiental em Riscos de Desastres, que está sendo construído junto ao Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas.

Também nesta sexta-feira, em Imigrante, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco Íris e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio realizaram o plantio simbólico de mudas de espécies nativas.

A ação teve início na última sexta-feira (13), quando foi realizada a oficina sobre a germinação de sementes com 160 alunos da rede pública de ensino do município de Imigrante.

Semeadura aérea

A primeira ação do SemeAr ocorreu em 17 de julho, com o lançamento de sementes de 28 espécies nativas, resultando em cerca de cinco milhões de sementes lançadas nas áreas de encostas nos municípios de Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Pouso Novo.

A semeadura aérea foi realizada através da técnica de bombas de sementes - “seed bombs” - confeccionadas em oficina ministrada pela Assessoria de Educação para a Sustentabilidade e pela Divisão de Flora da Sema para alunos da rede pública de ensino dos municípios atendidos (Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Pouso Novo).

SemeAr

O projeto “SemeAr” é uma parceria do Comando Conjunto da Operação Taquari 2 com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal de Taquari e Prefeitura Municipal de Imigrante. A ação conta ainda com o apoio do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Universidade do Vale do Taquari (Univates) e do Movimento Pro Mata Ciliar.