Em Nova Iorque, secretária Marjorie visita Agência de Gerenciamento de Emergência
Publicação:
Cumprindo agendas nos Estados Unidos da América (EUA), a manhã desta segunda-feira (23/9) foi reservada para uma visita técnica da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, à Agência de Gerenciamento de Emergência da cidade de Nova Iorque.
A agência é responsável por coordenar o planejamento e a resposta de emergência de todos os tipos e escalas. A estrutura é composta por cerca de 150 profissionais de diversas formações e áreas de especialização e tem papel fundamental antes, durante e após emergências, por meio de preparação, educação e resposta.
“A cidade de Nova Iorque conta com cerca de oito milhões de habitantes e o Rio Grande do Sul com 11 milhões, ou seja, várias políticas públicas de adaptação para a resiliência podem ser usadas como exemplo para o nosso Estado. Além de estruturas físicas e de sistemas reforçadas, os nova-iorquinos também deram prioridade para a educação para o risco como uma ferramenta importante para a preparação”, afirmou Marjorie.
Durante a visita, a secretária conheceu os sistemas que integram o centro de comando e controle da cidade, que foram remodelados após o episódio terrorista de 11 de setembro de 2001. A secretária também visitou o projeto de casas temporárias, implementado no ano de 2007. “São casas muito semelhantes àquelas que estamos utilizando no RS, levam três meses para serem construídas, podendo ser transportadas de navio ou caminhão”, acrescentou Marjorie.
A secretária reforçou a importância da visita, que servirá de apoio às políticas públicas do governo Eduardo Leite que estão sendo implementadas dentro do Plano Rio Grande para a obtenção de um sistema de adaptação e resiliência para o Rio Grande do Sul.
Gerenciamento de Emergência de Nova Iorque
A Agência de Gerenciamento de Emergência de Nova Iorque (NYC Emergency Management) foi originalmente estabelecido em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente focado na preparação para ataques aéreos inimigos, o escritório foi reformulado em 1950, durante a Guerra Fria, para enfrentar a ameaça de um ataque atômico.
Nas décadas seguintes, o órgão passou por diversas reestruturações, incluindo a criação do Conselho de Controle de Emergências em 1961 e, em 1984, sua transformação em Escritório de Gestão de Emergências dentro do Departamento de Polícia de Nova Iorque.
Em 1996, o escritório foi elevado a uma entidade independente. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o NYC Emergency Management passou por uma nova reorganização, passando, em 2002, ao status de departamento, responsável por coordenar a resposta a emergências em toda a cidade americana.
Outras agendas
Os compromissos em Nova Iorque iniciaram na quinta-feira (19/9), com a participação da equipe do governo do Rio Grande do Sul em um evento do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e na assembleia mundial de governos locais e regionais organizada pela ONU Habitat, quando a secretária discursou sobre a importância da união das instituições para se chegar à adaptação.
Na sexta-feira (20/9), houve uma reunião com o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, Adalnio Ganem, com foco em questões de adaptação e preparação para mudanças climáticas no Rio Grande do Sul. Durante o encontro, a secretária apresentou as ações no âmbito do Plano Rio Grande.
As agendas seguiram durante o final de semana (21 e 22/09), com a participação em um painel sobre o enfrentamento dos riscos globais frente às mudanças climáticas e na cerimônia oficial de abertura na Semana do Clima de Nova Iorque.
Para esta terça-feira (24/9), está previsto um encontro com os representantes do Banco Mundial, em Washington, capital dos EUA.
As agendas são acompanhadas pela coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Lara, e por representantes do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade.
Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema