Corredores da APA e Parque Estadual Delta do Jacuí

Parque Estadual Delta do Jacui
O Parque Estadual Delta do Jacui está entre as Unidades de Conservação que deverão ser concedidas para a iniciativa privada - Foto: Julio Rolhano
Por DUC

O Plano de Manejo da APA Delta do Jacuí (Portaria SEMA nº20 de 22 de fevereiro de 2017) afirma que a APA (e consequentemente o Parque) atua como um grande corredor de biodiversidade, propiciando a interligação entre as florestas ciliares dos rios Gravataí, dos Sinos, Caí e Jacuí, os quais ali desembocam.

Já o Plano de Manejo do Parque (Portaria SEMA N° 62, de 27 de outubro de 2014) propõe quatro corredores, detalhados no Plano de Manejo e sintetizados aqui:

- Corredor 1- Orla do Guaíba

Áreas verdes da margem leste e áreas úmidas da margem oeste. Este corredor tem o objetivo de conectar o PEDJ com as unidades de conservação Parque Estadual de Itapuã, pela margem leste e RPPN Barba Negra, pela margem oeste.  As margens do lago Guaíba ainda mantêm áreas naturais com vegetação nativa que abriga diversos componentes da fauna local. Estas áreas contêm ambientes que propiciam alimento, abrigo, locais de reprodução e para alguns grupos, como as aves, a possibilidade de circulação de animais entre o PEDJ e outras áreas.

- Corredor 2 - Áreas úmidas do rio Gravataí

A conexão do PEDJ com as áreas úmidas da bacia do rio Gravataí foi idealizada por meio deste corredor que segue o curso do rio Gravataí no trecho mais urbanizado e se expande nas áreas mais conservadas, atingindo as Unidades de Conservação APA do Banhado Grande e Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.

- Corredor 3 - Áreas (naturais) úmidas do rio dos Sinos

Este corredor representa uma expansão das áreas úmidas do PEDJ através dos banhados e demais áreas úmidas do rio dos Sinos e também de áreas naturais que preservam as suas nascentes como as UCs municipais Parque Natural Municipal da Ronda, Área de Relevante Interesse Ecológico São Bernardo (Município de São Francisco de Paula), APA de Caraá (município de Caraá), APA Morro de Osório (município de Osório) e APA de Riozinho (município de Riozinho). A região do baixo rio dos Sinos, apesar de ser intensamente povoada e com grande número de indústrias, ainda apresenta algumas áreas de banhados com um bom grau de conservação que podem manter populações de plantas e animais. Entre estes ambientes estão áreas preservadas como Unidades de Conservação, como o Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina (São Leopoldo) e a Área de Relevante Interesse Ecológico Henrique Luis Roessler (Novo Hamburgo). Outra área protegida neste trecho do rio é a dos banhados que fazem parte do Parque Zoológico em Sapucaia do Sul. No entanto, existem outras áreas úmidas, que ainda resistem com bom grau de conservação e não estão protegidas.

- Corredor 4 - Áreas úmidas do baixo rio Jacuí- arroio dos Ratos

Este corredor se estende pelo baixo rio Jacuí e sua planície de inundação até as áreas úmidas da eclusa de Santo Amaro, incluindo o arroio dos Ratos e sua mata ripária que se conecta à Estação Agronômica da UFRGS, no município de Eldorado do Sul. Inclui também a RPPN Porto da Capela em Charqueadas, junto ao rio Jacuí. As áreas que margeiam o baixo rio Jacuí são menos povoadas que a dos rios Gravataí e Sinos, mas são áreas onde predomina o cultivo de arroz irrigado. Mesmo com a exploração agrícola ainda existem áreas bem conservadas que podem abrigar populações de espécies da flora e da fauna relevantes para a biodiversidade de nosso estado, e constituir uma importante conexão do PEDJ com as áreas úmidas situadas a oeste.