Sema realiza reunião com municípios do Litoral Norte sobre pautas relevantes para a região
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) realizou uma reunião, nesta quinta-feira (19/12), com prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), em Capão da Canoa.
Na ocasião, a secretária Marjorie Kauffmann e os diretores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam RS), Renato Chagas e Gabriel Ritter, apresentaram aos representantes dos diferentes municípios temas relevantes para as áreas do litoral norte, como as demandas da região no Licenciamento Ambiental, o programa Balneabilidade da Fepam e ações da Sema na Operação Verão 2025.
Já a coordenadora de Educação para a Sustentabilidade da Sema, Mariela Secchi, falou sobre as Conferências Intermunicipais de meio ambiente e da importância dos municípios participarem dessa discussão e construção de soluções para os desafios ambientais locais.
Nesta edição, o tema da conferência, que será em Porto Alegre no mês de março, é emergência climática.
Na ocasião, também foi apresentada a atualização das Diretrizes Ambientais para o Desenvolvimento do Litoral Norte. A novidade visa aprimorar o planejamento ambiental da região, considerando as inovações tecnológicas, os novos setores econômicos emergentes e as atualizações nas legislações ambientais.
“Desde a primeira versão, do ano de 2000, o território passou por mudanças significativas, como o aumento da pressão urbana e o avanço do saneamento. As diretrizes revisadas, agora sob a coordenação da Sema, buscam equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, enfatizando a sustentabilidade ecológica, social e econômica, além de promover uma maior participação da sociedade”.
A nova versão também revisa e ajusta normas, além de adequar a diretriz às competências legais e ao desenvolvimento regional, garantindo um modelo de desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.
“Fizemos questão de realizar essa reunião, ainda esse ano, para apresentar pautas importantes. A ação, que faz parte das estratégias da Sema, reafirmam o compromisso do governo com o diálogo. As ações hoje apresentadas são fruto de um processo de construção coletiva, a partir de um pedido dos prefeitos ao governador Eduardo Leite”, finaliza a secretária.