Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema realiza audiência pública sobre projeto de concessão da Laguna dos Patos para a instalação de aerogeradores

Publicação:

O evento, que ocorreu de forma on-line, foi transmitido pelo canal da Sema no Youtube.
O evento, que ocorreu de forma on-line, foi transmitido pelo canal da Sema no Youtube. - Foto: Priscila Valério

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta sexta-feira (21/01), audiência pública para tornar público o projeto de concessão da Laguna dos Patos para a instalação de aerogeradores e colher sugestões da sociedade. O evento, que ocorreu de forma on-line, foi transmitido pelo canal da Sema no Youtube.

Na abertura, o secretário adjunto, Guilherme de Souza, destacou a importância deste espaço para a troca de ideias. “Como é um projeto inovador, é normal que haja dúvidas. A proposta da audiência é trazer esclarecimentos, coletar sugestões e dar clareza ao processo”, pontuou.

O coordenador setorial da Procuradoria-Geral do Estado na Sema, Juliano Heinen, reforçou o compromisso do governo firmado na COP26, em Glasgow, em reduzir as emissões de carbono. “Este momento é o pontapé inicial para uma grande jornada em que o Estado se torna pioneiro na busca por soluções alternativas para a produção de energia limpa por fontes renováveis”.

Juliano também explicou como serão divididos os períodos de estudo e disse que “esta é apenas uma inauguração da proposta. O empreendedor escolhido como responsável pelo projeto terá três anos para elaboração dos estudos sob fiscalização da Sema, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”.

Após as apresentações, o espaço foi aberto para as manifestações orais dos interessados que se inscreveram previamente por e-mail. Em seguida, foi a vez da mesa diretora composta pelo secretário adjunto, o procurador e o diretor de Energia da Sema, Eberson Silveira, responder aos questionamentos dos participantes.

Para conferir a audiência pública, clique aqui.  

Outras informações e documentos sobre o processo de concessão poderão ser encontrados no site da Sema, pelo link www.sema.rs.gov.br/concessao-da-laguna-dos-patos .

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura