Sema participa de Conferência Mundial sobre Energia Limpa em Foz do Iguaçu

O encontro reúne ministros de Energia das 20 maiores economias mundiais

-
A CEM e a MI pretendem acelerar a transição para as energias limpas ao redor do mundo. - Foto: Igor Almeida
Por Ascom Sema

A secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi representada pelo secretário adjunto, Marcelo Camardelli, e pelo diretor de Energia, Rodrigo Huguenin, na 15ª Conferência Ministerial sobre Energia Limpa (CEM) e na 9ª Reunião Ministerial da Missão Inovação (MI), realizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que acontece de 30 de setembro a 4 de outubro, reúne ministros de Energia das 20 maiores economias do mundo (G20) para discutir políticas públicas que acelerem a transição global para uma matriz limpa.

O encontro pretende impulsionar a inovação em tecnologias de energia limpa e facilitar a colaboração internacional para enfrentar os desafios climáticos. Com mais de mil participantes, a programação inclui reuniões ministeriais, sessões plenárias, painéis e visitas técnicas, voltados para ações concretas que tornem a energia limpa mais acessível.

A iniciativa apresentou exemplos do Brasil, Chile e Panamá, destacando oportunidades e desafios em projetos de hidrogênio em larga escala, além das colaborações necessárias para construir cadeias de valor robustas. O objetivo é promover a transição verde em economias emergentes, identificar o potencial de emissões zero e ressaltar a importância da pesquisa e inovação para soluções de hidrogênio limpo.

Nos dias 1º e 2 de outubro, Marcelo Camardelli e Rodrigo Huguenin participaram de painéis que destacaram o grande potencial do Rio Grande do Sul em fontes renováveis.

fala marcelo foz PR
"Dedicação contínua do governo e a parceria entre setores são essenciais para enfrentar os desafios climáticos", Camardelli. - Foto: Igor Almeida

No painel “Diálogo entre Prefeitos e Ministros: Financiamento de Transições Energéticas Inclusivas”, o secretário adjunto destacou as potencialidades de produção energética do estado, incluindo energias hídrica, solar, eólica e biomassa, com especial ênfase na produção de Hidrogênio Verde (H2V). Os projetos nessa área têm o potencial de adicionar R$ 60 bilhões ao Produto Interno Bruto do Estado e criar 41 mil empregos até 2040. "O comprometimento constante do governo e a colaboração entre diferentes setores são fundamentais para superar os desafios climáticos e garantir uma transição energética justa e sustentável", ressaltou.

Huguenin participou de um painel sobre a transição para uma economia baseada em hidrogênio, essencial para descarbonizar setores desafiadores como a indústria e o comércio marítimo. A iniciativa busca desenvolver vales de hidrogênio que integrem sistemas de produção, armazenamento, transporte e utilização.

-
Diretor ressalta a colaboração intersetorial para expandir hidrogênio e transporte marítimo em economias emergentes. - Foto: Igor Almeida

O diretor destacou o potencial do hidrogênio como combustível para transporte, meio de armazenamento de energia renovável e fonte limpa para aquecimento de edifícios, ressaltando que o Rio Grande do Sul possui aproximadamente 4GW disponíveis para conexão imediata de novos empreendimentos de transmissão de energia limpa.