Sema anuncia parceria com a Alianza Del Pastizal para promover o uso sustentável do Pampa
Publicação:
Parceria futura
No Dia do Bioma Pampa (17/12), a Secretaria do Meio Ambiente e Infrestrutura anunciou uma parceria com a Associação Para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), representante Legal da Alianza Del Pastizal no Brasil. A cooperação, que será firmada por meio da assinatura de um termo, marcará uma nova fase do Programa Campos do Sul, lançado pela Sema em 2020 com o objetivo de preservar os campos nativos mediante a adoção de boas práticas ambientais e de manejo, integrando uma produção pecuária sustentável.
“Essa parceria integrará as estratégias do Governo do Estado de proteção e uso sustentável deste bioma, que é exclusivo do Rio Grande do Sul em território brasileiro. A assinatura marcará a segunda fase do Campos do Sul, agregando a expertise da Alianza Del Pastizal, importante instituição que atua com a pecuária extensiva e sustentável no Pampa”, afirmou Marjorie Kauffmann, secretária da pasta.
A iniciativa visa à colaboração entre as partes para implementar e desenvolver ações que promovam a conservação da biodiversidade no bioma Pampa, aliada à produção agropecuária sustentável em terras privadas. Segundo Pedro Pascotini, coordenador nacional da Alianza del Pastizal, este convênio refletirá o compromisso de integrar esforços para conservar um bioma tão rico em biodiversidade, mas ainda pouco conhecido no Brasil.
“Práticas sustentáveis são essenciais para manter a paisagem, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos dos campos nativos. Com um plano de trabalho conjunto, busca-se envolver os produtores rurais, que são agentes-chave na gestão sustentável dos recursos naturais do Pampa. Além disso, trabalhamos para o estabelecimento de políticas públicas que gerem incentivos financeiros a esses produtores, como pagamento pelos serviços ambientais prestados. O convênio demonstra que parcerias estratégicas como esta podem conciliar conservação ambiental e desenvolvimento econômico”, reforçou Pascotini.
No dia do Pampa, a Sema também assinou uma parceria inovadora para qualificar a gestão de Unidades de Conservação inseridas no bioma. Clique e confira.