Rios dos Sinos e Gravataí voltam a ter divulgação especial sobre monitoramento de nível devido à estiagem
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), voltou a divulgar, neste mês de janeiro, boletins especiais diários com o monitoramento dos níveis dos Sinos e do Gravataí. O motivo é garantir a ampla divulgação aos usuários de água desses cursos hídricos e, caso necessário, adotar medidas para garantir o abastecimento público, regulando o uso da água especialmente em situações de alerta e crítica. A ação faz parte das estratégias do governo do estado no enfrentamento da estiagem.
Os boletins atuais indicam que os níveis dos dois rios estão em estado de atenção, com captação liberada. As publicações podem ser acessadas nos links abaixo:
Boletim Rio Gravataí
Boletim Rio dos Sinos
As informações são voltadas tanto para gestores públicos, usuários de água da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e Sinos, quanto a agricultores, e à população em geral, que depende direta ou indiretamente do recurso hídrico.
Os relatórios diários incluem dados sobre os níveis do Rio Gravataí (nas estações de monitoramento Corsan/Alvorada e Corsan/Gravataí), e do Rio dos Sinos (Corsan Campo Bom, Semae São Leopoldo, Comusa Novo Hamburgo), além de indicar condições de alerta ou crítica para captação de água, conforme os limiares técnicos estabelecidos. Esses limiares indicam se as captações diretas de água distintas ao abastecimento humano estão liberadas ou suspensas.
Conforme explica o diretor do DRHS, Carlos José da Silveira, o monitoramento é essencial para garantir a compatibilidade entre a demanda e a disponibilidade de água, prevenir conflitos pelo uso do recurso, proteger o meio ambiente e assegurar o abastecimento hídrico da população. Ele também permite ações educativas, de fiscalização e planejamento para enfrentar a escassez hídrica, mitigando impactos ambientais e sociais, por meio do auxílio dos Comitês de Bacia Hidrográfica.