Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

PROVEG-RS

Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Rio Grande do Sul

Imagem de Joana Braun Bassi
PROVEG

O Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Rio Grande do Sul (Proveg-RS) objetiva promover, integrar e articular políticas e ações indutoras da restauração e conservação da vegetação nativa no RS, contribuindo para a conservação dos ambientes nativos e recuperação de ambientes degradados, sua biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos.


O Proveg-RS reflete um princípio fundamental de atuar de maneira transversal em temas e competências compartilhadas entre setores do Departamento de Biodiversidade, a partir de políticas e ações já existentes, promovendo uma articulação multisetorial no âmbito da Sema e interinstitucional no âmbito das potenciais articulações com atores direta e indiretamente envolvidos no tema da restauração ecológica no Estado.


A temática da recuperação da vegetação nativa, ao conectar questões ambientais, sociais e econômicas, envolve intersecções diversas entre atores e políticas. E não apenas potencializará as sinergias interinstitucionais como, também, promoverá um ciclo virtuoso de benefícios socioambientais e econômicos atrelados, refletindo em ganhos para toda a sociedade.

Portaria PROVEG (.pdf 56,35 KBytes)

PROVEG RS Atualizado (.pdf 828,16 KBytes)

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura