Implantação de micro usinas de geração de energia solar fotovoltaica
Esta página visa orientar as demandas da Consulta Popular vigentes e futuras sobre os documentos requisitados mínimos necessários a serem encaminhados juntamente com os dados para habilitação dos convênios.
Para a análise técnica dos projetos de instalação de micro usinas fotovoltaicas em prédios públicos dos municípios os requisitos mínimos são elencados abaixo:
> Estudo de Viabilidade com laudo estrutural e diagnóstico energético dos prédios a receberem a implantação da infraestrutura;
> 3 orçamentos de empresas do ramo, orçados com base no diagnóstico acima mencionado;
>Plano de trabalho e Termo de referência em consonância com o diagnóstico e os orçamentos;
Os modelos para o plano de trabalho e para o TR podem ser encontrados em arquivos abaixo:
>Termo de Referência padrão instalação de usinas fotovoltaicas
O Estudo de viabilidade é um estudo da capacidade de geração de energia fotovoltaica no local da instalação, realizado por profissional habilitado e com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Deverá atender um conjunto de elementos suficientes, com nível de precisão adequado, para servir de insumo para o projeto, obras e serviços para a implantação da usina, além de garantir que o projeto venha a atender as normas e a legislação pertinente.
O diagnóstico energético é o planejamento da instalação que se pretende, com a capacidade mínima e a ser instalada, o dimensionamento mínimo dos inversores e o dimensionamento da potência que se pretende abastecer para o prédio em que será instalada a usina.
O laudo estrutural é um estudo técnico que avalia a capacidade de sustentação da instalação no local desejado. Deve apontar, caso necessário, adequações e melhorias na estrutura que receberá a implantação e também deve ser realizado por profissional habilitado, com ART ou RRT.
A ordem correta para a elaboração dos documentos é o Estudo de viabilidade com o Diagnóstico Energético e Laudo Estrutural> Orçamentos> Termo de Referência > Plano de trabalho