Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Implantação de micro usinas de geração de energia solar fotovoltaica

Paineis energia solar
Paineis energia solar
Por SEMA RS

Esta página visa orientar as demandas da Consulta Popular vigentes e futuras sobre os documentos requisitados mínimos necessários a serem encaminhados juntamente com os dados para habilitação dos convênios.

Para a análise técnica dos projetos de instalação de micro usinas fotovoltaicas em prédios públicos dos municípios os requisitos mínimos são elencados abaixo:

> Diagnóstico energético com laudo estrutural dos prédios a receberem a implantação da infraestrutura;

> 3 orçamentos de empresas do ramo, orçados com base no diagnóstico acima mencionado;

>Plano de trabalho e Termo de referência em consonância com o diagnóstico e os orçamentos;

Os modelos para o plano de trabalho e para o TR podem ser encontrados em arquivos abaixo:

>Plano de trabalho

>Termo de Referência padrão instalação de usinas fotovoltaicas

O diagnóstico energético é um estudo da capacidade de geração de energia fotovoltaica no local da instalação, realizado por profissional habilitado e com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Deverá atender um conjunto de elementos suficientes, com nível de precisão adequado, para servir de insumo para o projeto, obras e serviços para a implantação da usina, além de garantir que o projeto venha a atender as normas e a legislação pertinente.

O laudo estrutural é um estudo técnico que avalia a capacidade de sustentação da instalação no local desejado. Deve apontar, caso necessário, adequações e melhorias na estrutura que receberá a implantação e também deve ser realizado por profissional habilitado, com ART ou RRT.

A ordem correta para a elaboração dos documentos é Diagnóstico Energético e Laudo Estrutural> Orçamentos> Termo de Referência > Plano de trabalho

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura