ICMBio reconhece segunda Reserva Particular do Patrimônio Natural no Corredor Ecológico da Quarta Colônia

Localizada no município de Itaara, a RPPN Solar das Borboletas é a segunda na região. - Foto: Equipe Corredor Ecológico Quarta Colônia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reconheceu mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) criada dentro do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Localizada no município de Itaara, a RPPN Solar das Borboletas é a segunda na região. A primeira a ser reconhecida, dessa vez pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), foi a RPPN Fundação Mo’ã, em 2015.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural integram uma categoria das Unidades de Conservação (UC), porém são de domínio privado. Para sua criação, o proprietário de uma área com potencial para preservação da natureza precisa manifestar sua intenção de conservar o ambiente natural que possui. A partir disso, são realizadas vistorias técnicas de um dos órgãos ambientais, podendo ser federal (ICMBio), estadual (Sema) ou municipal, realizando o registro desse compromisso.

Para a criação da Reserva Solar das Borboletas, a propriedade destinou 1,4 hectar coberto com floresta. Entre as atividades promovidas no local, que incentivam a preservação, estão trilhas de educação ambiental e turismo ecológico. A proprietária da área também articula encontros de estudos e de lazer, a fim de estimular o contato com a natureza.

Assim como as demais categorias de UCs, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural contribuem diretamente com a proteção da biodiversidade de biomas nativos. Além disso, possibilitam a ação conjunta entre as iniciativa pública e privada, atuando em benefício da preservação ambiental.

Entenda

Os Corredores Ecológicos são porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que ligam unidades de conservação e facilitam a dispersão de espécies e a colonização de áreas degradadas. Eles auxiliam na conservação de ecossistemas e da biodiversidade, e na manutenção de populações de espécies de flora e fauna.

Além disso, promovem a geração de renda por meio do uso sustentável dos recursos naturais, integrando os processos culturais e socioeconômicos à gestão ambiental e à manutenção da qualidade ambiental e do bem estar das populações.

O Corredor Ecológico da Quarta Colônia está localizado na região da Quarta Colônia Italiana do Estado, que compreende nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Também contempla as cidades de Santa Maria e Itaara.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade