Corredor Ecológico da Quarta Colônia

Para definir o desenho do corredor foram selecionados alvos de conservação representados pelas Unidades de Conservação – Parque Estadual da Quarta Colônia, Reserva Biológica do Ibicuí Mirim e Parque Natural Municipal de Sobradinho; pela Terra Indígena Salto Grande do Jacuí e pelos onze maiores remanescentes florestais presentes na área de estudo. Após o desenho do corredor, foram ainda criadas duas novas Unidades de Conservação na região, que contemplam parte de um dos alvos do trabalho, as RPPNs Fundação Mo’ã e Solar das Borboletas, ambas em Itaara, e os Parques Naturais Municipais dos Morros, em Santa Maria e do Monte Grappa, em Ivorá.

A Região da Quarta Colônia Italiana do RS compreende nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins; e além destes o corredor contemplou também os municípios lindeiros de Santa Maria e Itaara.

O Corredor Ecológico da Quarta Colônia é um produto do Projeto RS Biodiversidade, a partir da contratação do Instituto Curicaca, em atendimento à demanda do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia – CONDESUS e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA.

Foi reconhecido pelo Estado, através da Portaria SEMA nº143/2014. Este é também o primeiro, e único, corredor estadual com designação de uma equipe para trabalhar na sua implementação.

124.947 ha (Zona Núcleo)

Mata Atlântica e Pampa

Floresta Estacional

• Restauração
  • Compensação
  • Coleta de sementes.

Tais informações constituem nosso Banco de Áreas, que tem por objetivo identificar parceiros e áreas no intuito de estimular a realização de ações de conservação no Corredor.

Para participar das oportunidades oferecidas faça o seu cadastro no Banco de Áreas do Corredor Ecológico acessando o formulário no link disponibilizado neste folder (PDF).

Com esta iniciativa queremos aproximar a comunidade local com a equipe e parceiros do CEQC. A partir do cadastro no Banco de Áreas será possível integrar esforços e estruturar parcerias para colocar em prática as ações de restauração, compensação e coleta de sementes.

Como a vegetação florestal nativa no território do Corredor Ecológico da Quarta Colônia ainda apresenta expressivas extensões de áreas conservadas, sendo os maiores remanescentes florestais contínuos considerados alvos de conservação do Corredor, uma das estratégias de conservação envolve viabilizar um retorno financeiro através de recursos de Reposição Florestal Obrigatória – RFO aos proprietários que mantém excedentes de vegetação nativa conservada.

Gestão do território para recuperar processos ecológicos entre o Parque Estadual da Quarta Colônia e remanescentes e gerar desenvolvimento sustentável

Banco de áreas degradadas para recuperação

Um dos objetivos do Corredor Ecológico da Quarta Colônia - CEQC é atuar na recuperação de processos ecológicos. Mas para isso, é necessário saber onde estão as áreas a serem recuperadas. Foi então que surgiu a ideia de criar um banco de áreas para restauração ecológica no Corredor.

Assim, dentre as atividades do eixo de trabalho de Restauração Ecológica, começamos a reunir informações de proprietários interessados nas seguintes oportunidades:

Restauração

Compensação