Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Cadastro

O Cadastro Ambiental Rural é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Ele tem o objetivo de promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

A inscrição no CAR é obrigatória para todas as propriedades e posses rurais e o prazo de inscrição vai até 31 de dezembro de 2017. Para fazer o CAR da sua propriedade você deve acessar o site do CAR estadual (www.car.rs.gov.br ). Nele você poderá baixar o Módulo de Cadastro referente ao estado do Rio Grande do Sul.

Passo a passo CAR-RS:

1) Baixar (ou Atualizar) o Módulo de Cadastro do CAR referente ao Estado do Rio Grande do Sul através do site www.car.rs.gov.br e instalar.

2) Ao abrir o programa do CAR, baixar a imagem do município onde o imóvel a ser cadastrado está inserido através da aba "Baixar Imagens".

3) Clicar na aba "Cadastrar" e selecionar a opção "Cadastrar Novo Imóvel" e depois clicar em "Imóvel Rural".

4) Preencher todos os campos solicitados pelo Módulo de Cadastro através das 6 abas: Cadastrante, Imóvel, Domínio, Documentação, Geo e Informações. Após completar e conferir as informações do imóvel, clicar em "Finalizar".

5) Depois de finalizar o preenchimento, clicar na aba "Gravar Para Envio", selecionar o imóvel em questão e clicar em "Gravar". Este procedimento irá gerar o arquivo .car (observar a mensagem com o local onde será salvo este arquivo dentro do seu computador).

6) O envio do cadastro no RS deve ser feito através do site www.car.rs.gov.br (não utilizar o Módulo de Cadastro para esta finalidade). Ao entrar no site, clicar na aba "Enviar", aceitar o Termo de Compromisso clicando em "Li e estou de acordo com os termos de uso", clicar no ícone para envio e selecionar o arquivo .car gerado na etapa anterior.

OBS1: Os cadastros feitos no sistema federal e não enviados, deverão ser gravados para o envio novamente dentro do Módulo de Cadastro específico do RS e enviados através do site.

OBS2: O recibo será gerado alguns dias após o envio e deverá ser obtido através da Central de Comunicação.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura