Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Vale do Taquari discute problemas ambientais elege delegados para Confema

Publicação:

O Vale do Taquari discutiu nesta quinta-feira (29/08) os principais problemas que agridem a qualidade ambiental da região durante a pré - conferência do meio ambiente, realizada no auditório da UNIVATES, em Lajeado. Apesar de contar com apenas 36 inscritos, número inferior a média de 100 pessoas, dos outros 15 encontros regionais anteriores, os participantes não perderam o entusiasmo e, dividido em dois grupos, apontaram as potencialidades, os conflitos e ações para equacionar os impactos causados ao meio ambiente.

Estiveram representados os municípios de Estrela, Encantado, Arroio do Meio, Coqueiro Baixo, Santa Clara, Venâncio Aires, Westfalia, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Taquari, além de Lajeado.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Volney Zanardi Jr., fez a palestra de abertura dos trabalhos. Ele enfocou a mudança institucional no Rio Grande do Sul, a partir da criação da Sema em 1999 que potencializou a integração do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA), Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SERH) e Sistema Estadual de Unidades de Conservação(SEUC), que é a temática central da Conferência Estadual do Meio Ambiente (Confema). " A implantação desta política ambiental, traz maior equilíbrio entre as ações de planejamento, gestão e controle", afirmou Volney.

Como exemplo dessa articulação integrada, o diretor do DRH citou que nos últimos dois anos foram investidos 12 milhões de reais em unidades de conservação, como parques e reservas com recursos provenientes de medidas compensatórias geradas pelo licenciamento ambiental concedido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), cuja a aplicação dos valores foi definida pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema.

Problemas ambientais da região

Uma região com grande concentração de suínos em pequenas propriedades rurais, atividades agrícolas que disputam espaço com mata ciliar e produção industrial crescente só poderia apresentar problemas ambientais nesses setores. Para equacionar esses impactos foram propostas como soluções um programa de apoio institucional e financeiro com prazo para agricultores e suinocultores se adequarem a legislação ambiental e um programa de responsabilidade solidaria na cadeia de produção para destino adequando dos resíduos industriais, especialmente sólidos e líquidos.

Além disso, foi apresentada a necessidade de redução do uso de agrotóxicos, incentivo à produção ecológica, programas de educação ambiental, implementação de planos diretores, recursos para saneamento básico urbano e industrial com monitoramento da qualidade ambiental, incremento da fiscalização ambiental e uniformização dos critérios de licenciamento entre o Estado e os municípios.

A pré- conferência de Lajeado elegeu quatro delegados regionais para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de setembro de 2002.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura