Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SEMA realiza 2ª reunião de monitoramento com a TAESA referente ao projeto Sant'Ana

Publicação:

Linha de transmissão
Linha de transmissão - Foto: TAESA
Por foto: TAESA

A Secretaria do Meio e Ambiente e Infraestrutura recebeu na manhã de quinta-feira (11), o diretor de Desenvolvimento de Negócios, José Aloise Filho, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica. A TAESA foi a empresa vencedora do lote 12 do leilão de transmissão nº 4 de 2018.

No encontro, o diretor apresentou o conjunto de obras que envolvem o projeto Sant’Ana. Serão duas subestações transformadoras de 230 kV (Livramento 3 e Maçambará 3), quatro linhas de transmissão de 230 kV, totalizando 587 km entre Santana do Livramento e Alegrete, Cerro Chato, Maçambará e Santa Maria, além do seccionamento da linha entre Maçambará e Santo Ângelo.

José Aloise Filho salientou o compromisso da TAESA no cumprimento das etapas do projeto e apresentou as empresas contratadas para atender os projetos básico e executivo, além das questões de licenciamento ambiental, fundiárias, equipamentos e materiais, de construção e comissionamento. 

A entrega das obras está prevista para março de 2023, porém a empresa pretende antecipar este prazo. O investimento será de R$630 milhões, com geração de 1.525 empregos.

A exemplo do que vem sendo praticado junto aos vencedores dos outros lotes, durante o processo de desenvolvimento e execução, serão realizadas reuniões bimestrais de acompanhamento das etapas.

Participaram da reunião o secretário-adjunto da SEMA, Paulo Pereira, o diretor do Departamento de Energia, Eberson Silveira, o diretor-técnico da FEPAM, Renato Chagas, e a assessora da Presidência da FEPAM, Roberta Dalsotto. Por parte da TAESA,  além do diretor José Aloise Filho, estiveram presentes o gestor de Projetos, Marco Fonseca, o gerente de Saúde Segurança e Meio Ambiente, Alexandre Silva e a analista Ambiental, Beatriz Lacerda Lins.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura