Sema promove ações de educação ambiental no Litoral Norte
Visita ao Complexo Eólico de Osório e atividades em Tramandaí têm o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre sustentabilidade
Publicação:
![-](/upload/recortes/202502/11120656_105798_GD.jpeg)
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), realizará, nesta sexta-feria (14), uma série de atividades de educação ambiental no Litoral Norte, dentro da programação da Operação Verão Total do Estado. As ações têm o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis.
Pela manhã, as atividades iniciam às 09h30, com encerramento às 16h30. O Espaço Verão Sesc, localizado na Av. Beira-Mar, em Tramandaí, promoverá uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental. Entre elas, workshops interativos que abordarão temas como biodiversidade, preservação dos ecossistemas, manejo de resíduos, conservação da água e práticas sustentáveis. O evento é destinado a todos os públicos, com ênfase nas crianças, com o intuito de transmitir boas práticas de sustentabilidade e sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental.
Já à tarde, uma visita guiada ao Complexo Eólico Osório, um dos maiores parques eólicos do mundo e referência em geração de energia renovável, proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a geração de energia limpa.
O Complexo Eólico do Estado é composto por 75 torres de 98 metros de altura, distribuídas entre três parques: Osório, Sangradouro e Índios, com uma capacidade de produção anual de 1.094 GWh. A energia eólica está em grande crescimento mundialmente e é a segunda maior matriz elétrica do Rio Grande do Sul, representando cerca de 26% da totalidade da matriz, ficando atrás apenas da matriz hídrica.
A saída para a visita será às 13h, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAF), em Porto Alegre, com destino ao Complexo Eólico de Osório. O retorno está previsto para o final da tarde. As vagas são limitadas a 15 participantes, sendo necessário realizar inscrição prévia. A entrada no Complexo exige que os participantes estejam vestidos com calças e calçados fechados, em conformidade com as exigências do local.
As inscrições para a visita ao Complexo Eólico devem ser feitas exclusivamente por meio deste link.