Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema lança Selo de Manejo Certificado que valoriza produção, extrativismo e viveirismo sustentáveis

Publicação:

Equipe da Sema posicioanada à frente do estande na expointer. Secretario Camardelli ao centro com a logomarca do selo de manejo em mãos.
Equipe da Divisão de Flora reunida no estande da Sema na 46ª Expointer. - Foto: Leandro Souza - Ascom/Sema
Por Felipe Martins - Ascom/Sema


Em solenidade realizada na quinta-feira (31/8) no Espaço GOVRS na 46ª Expointer, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou o seu Selo de Manejo Certificado. A marca irá identificar os produtos da flora nativa do RS manejados e comercializados de forma sustentável e artesanal.


Segundo o secretário adjunto da pasta, Marcelo Camardelli, a imagem do selo representa o olhar sustentável, a mão humana que convive com o ambiente natural.

.
. - Foto: Divisão de Flora/Sema

“O papel do selo, além de certificar e acreditar  no manejo do produtor, pode ser revertido em valor agregado e maior reconhecimento daquele determinado produto, além de servir de incentivo a novas práticas similares”, afirmou.


Poderão utilizar a identificação aqueles produtores certificados previamente pela Sema. O Selo de Manejo Certificado contará com três modalidades: Manejo Agroflorestal, Manejo de Extrativismo e Manejo de Viveirismo Artesanal.


Camardelli acrescentou que o Selo de Manejo Certificado irá promover o reconhecimento e a associação dos produtores e suas marcas às boas práticas ambientais certificadas pela Sema, valorizando as ações de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais.

“Quando falamos de mercado de carbono, mitigação e descarbonização de cadeias, isso tudo gera valor, e sabemos que o consumidor consciente tem a preocupação em adquirir um produto certificado. A nossa responsabilidade é que este selo tenha credibilidade e leve segurança para produtores e consumidores”, complementou o secretário.


A subsecretária de Gestão Ambiental, Taiana Ramidoff, parabenizou a equipe da Divisão de Flora da Sema e lembrou que o processo de validação do selo é resultado de um longo período de trabalho, que teve a participação de muitos atores. “Queremos que essa identidade visual seja um vetor de divulgação, para que possamos certificar um número maior ainda de produtores”.


Já a chefe da Divisão de Flora, Angélica Ritter, destacou a importância de fornecer maior segurança jurídica aos produtores certificados. “Com o recebimento do selo, possibilitamos ao produtor o manejo da vegetação nativa de forma segura e amparada pela legislação ambiental”.


Certificação
A Certificação Agroflorestal e Extrativista de Flora Nativa, criada no Rio Grande do Sul em 2013, foi pioneira no país e permitiu regularizar o uso sustentável comercial de produtos oriundos da flora nativa com o apoio técnico da secretaria. A certificação faz parte da regularização ambiental de Sistemas Agroflorestais (Safs).


Participaram do ato o secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir Marques, representantes da Federação do Trabalhadores na Agricultura (Fetag), além de produtores rurais e interessados do setor agroflorestal.


Para solicitar a certificação e o Selo de Manejo Certificado, clique aqui.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura