Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema lança mapa das áreas de areais do RS

Publicação:

Sema lança mapa das áreas de areais do RS
Sema lança mapa das áreas de areais do RS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) disponibilizou um mapa atualizado das áreas de arenização no sudoeste do Estado. A base georreferenciada apresenta tanto áreas de areais expostos quanto áreas suscetíveis a sua formação e foi construída por meio de estudos técnicos realizados para o Relatório do Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí de 2011, abrangendo os municípios de São Francisco de Assis, Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Itaqui, Cacequi, São Borja e Unistalda.

A arenização é processo natural relatado historicamente desde o início do século XX e que apresenta um ecossistema próprio, com a presença de fauna e flora típicas e adaptadas às condições específicas desses locais. Como exemplo, existem espécies como o lagarto-espinhoso (Tropidurus catalanensis) e o butiá anão (Butia lallemantii).

Lagarto-espinhoso (Tropidurus catalanensis)
Lagarto-espinhoso (Tropidurus catalanensis) - Foto: Diego Pereira
Butiá anão (Butia Iallemantii)
Butiá anão (Butia Iallemantii) - Foto: Diego Pereira


O diretor do Departamento de Biodiversidade (Dbio) da Sema, Diego Pereira explica que o mapa irá colaborar com estudos técnicos existentes, bem como na tomada de decisão para gestão ambiental do território. "A espacialização destas áreas auxilia universidades, pesquisadores e técnicos por meio do acesso aos dados atualizados. Além disso, também auxilia no desenvolimento do turismo ecológico e cultural nesta região, que detém paisagens singulares, inclusive com a presença de espécies raras e ameaçadas de extinção", afirma.

A metodologia para identificação das áreas de arenização foi desenvolvida pela Divisão de Controle e Monitoramento Ambiental do Dbio. Para acessá-la ou conferir o mapa em formato shapefile, clique aqui.

Texto: Laura Maria com colaboração do Departamento de Biodiversidade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura