Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema estará presente em ação de educação ambiental Viva o Taquari-Antas Vivo

Publicação:

educacaoambiental
Propostas de educação ambiental como o Viva o Taquari-Antas Vivo devem ser cultivadas nesta gestão - Foto: Divulgação/Sema.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) irá participar, no próximo sábado (25/03), do Viva o Taquari-Antas Vivo. A ação contará com o recolhimento de materiais sólidos da bacia do rio Taquari-Antas, sendo aberta para toda a comunidade. Essa será a primeira vez que a Sema participa da iniciativa, que está em sua 16ª edição.

“É uma honra para nós, enquanto Estado, participarmos dessa ação tão tradicional na região e que envolve tantas pessoas engajadas com a causa. Esperamos contribuir ativamente para deixar o Taquari-Antas ainda mais vivo para as futuras gerações. Convidamos toda a população a participar conosco. Essa será a primeira de muitas ações como essa que queremos estar presentes”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Além do recolhimento, haverá a apresentação de atividades artísticas, culturais e ainda ações relacionadas à preservação ambiental por parte de empresas, escolas e parceiros do projeto. A programação, que inicia às 8h, envolve ainda:

  • Museu da Univates, com exposição itinerante;
  • Atividades socioeducativas da Corsan;
  • Teatro de bonecos;
  • Exposição do Jardim Botânico;
  • Ginástica laboral do Sesi;
  • Aulas de stand up e caiaque;
  • Rodas de conversa.

O evento vai contar, ainda, com passeios no veleiro Lanchão Seival, uma réplica do barco de Giuseppe Garibaldi, usado na Revolução Farroupilha. A embarcação é utilizada na educação ambiental com foco no cuidado com a água.

Além das equipes da Sema, o Comando Ambiental da Brigada Militar também estará presente. As ações acontecem de forma simultânea em sete municípios: Lajeado, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Estrela.

O Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre desde 2007 e tem como objetivo preservar os mananciais e mostrar a importância do descarte correto dos resíduos. Ao todo, nas 15 edições já realizadas, mais de 53 toneladas de resíduos foram recolhidas por cerca de 6.570 voluntários dos municípios de adesão.

Quem quiser participar como voluntário deve se inscrever, clicando aqui. Para conferir a programação completa acesse aqui.

Para andar no Lanchão Seival é preciso se inscrever pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br, ou no local. Os passeios ocorrem no sábado (25) à tarde e no domingo (26) manhã e tarde.

Texto: Jéferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura