Sema e Fepam entregam veículos para reforçar fiscalização ambiental em seis municípios

Representantes dos municípios beneficiados vieram ao Caff receber os veículos

Seis prefeituras gaúchas receberam oficialmente, nesta quinta-feira (20/01), veículos doados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Os municípios de Camaquã, Charqueadas, Dom Pedro de Alcântara, Jaguarão, Riozinho e Santa Vitória do Palmar estavam representados no ato simbólico de entrega, que aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari e contou com a participação do secretário da Sema, Luiz Henrique Viana, da presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, além dos prefeitos. A destinação dos carros havia sido contratualizada ainda em 2021.

O secretário Viana destacou que o governo gaúcho entende e se preocupa em trabalhar em conjunto com os municípios. “Nosso lema é Desenvolver para Proteger e, quanto melhor equipados, mais desenvolvidas se tornam as nossas cidades e, automaticamente, garantem mais proteção ao meio ambiente e mais eficiência no trabalho”, reforçou o secretário.

Os veículos faziam parte da frota da Fepam que está sendo substituída por viaturas que atendam melhor as necessidades dos analistas da fundação.

A presidente Marjorie ressaltou o intuito de fortalecer o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), um sistema integrado em que vários entes atuam na fiscalização ambiental, entre eles os municípios. “Algumas prefeituras já haviam solicitado veículos à Fepam e à Sema para ações ambientais, pois suas secretarias municipais de meio ambiente sequer tinham veículo próprio para atuarem na fiscalização e no licenciamento. Aliado a esses dois fatores, fizemos uma avaliação técnica das necessidades dos municípios para que nesse primeiro momento pudéssemos ajudar aqueles que mais precisavam de viaturas”, informou.

O reforço nas frotas municipais para demandas de fiscalização e licenciamento ambiental foi comemorado pelos prefeitos.

Wellington Bacelo, prefeito de Santa Vitória do Palmar, destacou que o município, localizado no extremo Sul do estado, impõe grandes distâncias a serem percorridas pelos servidores municipais no atendimento de todo o seu território e, por isso, o veículo será muito bem recebido. “O município de Santa Vitória do Palmar tem 5400 km quadrados. Para que a gente chegue ao extremo norte do nosso município, saindo do ponto central da cidade, são 120 km a serem percorridos. Com certeza vai ajudar muito os nossos servidores na secretaria municipal de Fazenda e Meio Ambiente”, frisou.

Representando a cidade de Charqueadas, André da Fonseca Sippel também reforçou o agradecimento. “Esse carro vai ser muito útil, pois hoje nós temos uma frota que sempre tem muita manutenção. Vai ser mais um automóvel para que nós possamos trabalhar em prol da nossa comunidade”.

A iniciativa da Sema e Fepam deverá beneficiar 11 prefeituras no total. Os carros são nove Uno ano 2013, uma Parati ano 2010 e uma Strada ano 2013. A primeira entrega ocorreu em dezembro para os municípios de Cruzeiro do Sul, Capão do Leão e Chuí.

Outros 43 carros que compõem a frota da Fepam devem ser substituídos gradativamente por veículos locados, modalidade que oferece maior economia, segundo estudos realizados pela a Diretoria Administrativa da Fepam.