Sema abre consulta pública sobre a Transição Energética Justa das regiões carboníferas do Estado
Publicação:

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Mineração (DM) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira (9/4), a consulta pública para a elaboração do Plano de Transição Energética Justa (TEJ) para as Regiões Carboníferas do Rio Grande do Sul. O objetivo da consulta é garantir que a mudança para um modelo energético sustentável aconteça de forma equitativa, considerando as particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais das comunidades afetadas.
A Transição Energética Justa visa assegurar que as regiões dependentes dos combustíveis fósseis, como as carboníferas do Rio Grande do Sul, sejam contempladas de maneira justa, oferecendo oportunidades de diversificação econômica e garantindo a inclusão social no processo.
Este processo de consulta pública visa coletar informações essenciais sobre os desafios, vocações e potenciais caminhos para a construção de uma transição energética justa e inclusiva nas regiões carboníferas do Estado. As respostas fornecidas serão fundamentais para a formulação do plano, garantindo que as políticas e ações adotadas reflitam as realidades locais e atendam às necessidades das comunidades impactadas.
A consulta pública ficará disponível até o dia 27 de maio. Clique aqui para acessar a documentação e enviar suas contribuições.