Governo do Estado prorroga inscrições para o edital do Hidrogênio Verde
Iniciativa integra a estratégia de descarbonização e visa selecionar projetos inovadores para impulsionar a transição energética
Publicação:

O prazo de inscrições do edital do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) no Estado foi prorrogado por 10 dias. Interessados agora têm até o dia 26 de julho para submeter propostas à chamada pública, sem alteração no cronograma final. O prazo inicial era 16 de julho. O objetivo da prorrogação foi garantir que as empresas tenham tempo hábil para juntar a documentação necessária para participação.
O edital define as etapas do processo de inscrição e seleção de empresas com propostas voltadas à viabilização da produção, transmissão, armazenagem e uso do hidrogênio verde. Entre os principais requisitos está a produção de hidrogênio verde, renovável e/ou de baixa emissão de carbono no território do Rio Grande do Sul, combinada com pelo menos um dos seguintes temas de aplicação: processo produtivo industrial ou insumo para a atividade industrial.
As empresas que atenderem aos critérios e cumprirem todas as etapas do processo de seleção poderão ter seus projetos financiados, com valores de até R$ 30 milhões por projeto. A contrapartida mínima exigida das empresas é de 30%.
A iniciativa, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) em parceria com o Badesul, busca identificar e apoiar, por meio de subvenção econômica, projetos inovadores que fortaleçam a cadeia do hidrogênio verde no Rio Grande do Sul, a fim de impulsionar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor no Estado.
“O hidrogênio verde é uma oportunidade estratégica para o Rio Grande do Sul ocupar posição de liderança no cenário energético global. Com o edital, queremos atrair investimentos e consolidar o Estado como referência em energia limpa. Estamos criando as bases para uma nova matriz econômica, que une inovação, competitividade e responsabilidade ambiental”, destaca a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.
Empresas interessadas devem atender aos requisitos técnicos do edital e à documentação exigida. A seleção dos projetos será conduzida por comissão técnica especializada. Mais informações estão disponíveis no site proclima2050.rs.gov.br/descarbonizacaors. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail editalh2v@sema.rs.gov.br.
Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema