Segundo dia da comitiva gaúcha no RJ tem reuniões com BNDES e Emgepron
Publicação:

Em mais um dia de agendas no Rio de Janeiro, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura RS, Luiz Henrique Viana, seguiu com reuniões relacionadas ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura para a região Sul do Rio Grande do Sul. As agendas desta terça-feira (17/08) contaram com reuniões com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Emgepron, empresa pública nacional de gerenciamento de projetos navais.
“Os temas trazidos nas reuniões de hoje visaram avançar em questões importantes não só para a região Sul, mas para todo o Estado. Saímos do Rio de Janeiro com ótimas perspectivas e alinhamentos para darmos prosseguimento em temas, como a infraestrutura portuária, essenciais para promover desenvolvimento, geração de emprego e renda e proteção do meio ambiente”, salientou Viana.
Além de Viana, fizeram parte da comitiva gaúcha Fernando Estima, superintendente dos Portos RS; Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa RS; Fábio Branco, prefeito de Rio Grande; Filipe Branco, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande; além de Danilo Giroldo, reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); e Lauro Barcellos, oceanógrafo e diretor do Complexo de Museus da Furg.
Pela manhã o grupo foi recebido pelo BNDES. Entre os temas abordados estavam a busca por linhas de crédito para o desenvolvimento da indústria naval e para melhorias de áreas retroportuárias, além de financiamento para o projeto Porto Histórico de Rio Grande, que visa transformar o local em um espaço de cultura, lazer, entretenimento, serviços e turismo.
“A gente tem trabalhado na questão do BNDES versus Cais Mauá de Porto Alegre, mas temos um projeto similar, que é o da revitalização do Porto Histórico de Rio Grande. Nós nos sentimos na obrigação de dar continuidade a essa iniciativa e temos capital social necessário pra fazer esse projeto sair do papel”, afirmou Estima.
Lauro reforçou que “Rio Grande é uma cidade marítima e histórica. Este projeto irá revitalizar um dos espaços mais expressivos da cultura Riograndina, valorizando um porto que é vivo, a fim de que, principalmente os homens do mar, tenham um espaço de acolhimento digno dos marinheiros e da comunicade em geral”.
Como resultado do encontro ficou o agendamento, para a próxima semana, de uma nova reunião de alinhamento entre o Rio Grande do Sul e o BNDES sobre o projeto de revitalização, além de uma nova conversa para tratar sobre a exploração das áreas portuárias.

Já no Primeiro Distrito Naval, a comitiva foi recebida pelo diretor-presidente da Emgepron, almirante Edesio Teixeira Lima Junior, e pelo diretor-presidente da Cluster Tecnológico Naval, Walter Lucas da Silva. A ideia é que, a partir de agora, os dois estados trabalhem de forma conjunta, unindo forças e compartilhando conhecimento para fomentar o desenvolvimento de projetos que visem a economia do mar.

O grupo ainda esteve reunido com o ministro Leonardo Puntel, do Superior Tribunal Militar. O encontro foi no Estado-Maior da Armada, na região central da capital fluminense. Foram pautas da visita a independência energética do Estado e o avanço do projeto do gasoduto de Rio Grande, que vai ligar as regiões Sul e Metropolitana, além de investimentos para o Porto e o projeto de revitalização do Centro Histórico.
Nessa segunda-feira (16/08), a comitiva cumpriu agendas na Petrobras e no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro.
Texto: Vanessa Trindade