Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura participa de reunião do Coredes

Publicação:

DSC 0533
Encontro foi realizado no Espaço do Fórum Democrático, na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de apresentar um panorama dos setores de meio ambiente, energia, mineração e saneamento, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura Artur Lemos Júnior, participou, na quinta-feira, 14, da Assembleia Geral Extraordinária do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). O encontro foi realizado no Espaço do Fórum Democrático, na Assembleia Legislativa.

Lemos Júnior recordou o trabalho desenvolvido na Secretaria de Minas e Energia, entre 2015 e 2017, em parceria com os Coredes. “Na época, desenvolvemos o Programa Energia Forte no Campo, priorizado através de votação na Consulta Popular, para ampliar a rede trifásica no campo e levar energia aos produtores da agricultura familiar. É alternativa para realizar as obras necessárias de infraestrutura energética no Rio Grande do Sul”.

Em 2016, dos 28 Coredes, 20 escolheram o programa de ampliação da rede trifásica de energia. Através de votação popular, os moradores dos Coredes Serra e Hortênsias elegeram o programa Energia Forte no Campo como prioridade. O recurso, da ordem de R$ 894.088,48 vai beneficiar os moradores das cidades de Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e São Marcos. Em 2017, 19 Coredes escolheram a demanda como prioridade. Através de votação popular, os moradores do Corede Paranhana Encosta da Serra elegeram o programa como prioridade. O recurso, da ordem de R$ 848 mil, vai beneficiar os habitantes de Morro Reuter, Parobé, Presidente Lucena, Rolante, Santa Maria do Herval e Três Coroas.

Sobre a criação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Lemos Júnior explicou que os setores de energia, mineração e saneamento são vetores de desenvolvimento fundamentais para agregar valor e gerar empregos. Porém, precisam ter sua construção conjunta com a área ambiental para não comprometer a nossa biodiversidade e o futuro das próximas gerações.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura