Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretária Marjorie participa da primeira reunião do Consórcio Brasil Verde – Governadores pelo Clima

Publicação:

O governo do Estado lançou, no mês de outubro, mais uma ação de enfrentamento às mudanças do clima.
O governo do Estado lançou, no mês de outubro, mais uma ação de enfrentamento às mudanças do clima. - Foto: Helio Filho - Palácio Anchieta

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite na primeira reunião do Consórcio Brasil Verde – Governadores pelo Clima. O evento aconteceu nesta quinta-feira (9/11), no Palácio Anchieta, em Vitória, no Espírito Santo.

Os representantes dos estados foram recebidos pelo governador Renato Casagrande, quando a secretária Marjorie teve a oportunidade de falar sobre as ações do Rio Grande do Sul relacionadas à pauta climática.

“O Estado do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo uma série de ações para o enfrentamento, mitigação e adaptação climática. Junto com os demais estados brasileiros, participamos ativamente das agendas que vão promover o atingimento das metas climáticas de neutralização de carbono até 2050, conforme o previsto no Acordo de Paris”, pontuou a secretária, que corroborou com o governador Casagrande quanto à necessidade de valorização das boas práticas e da capacidade de mitigação brasileira.

Após a recepção, houve a participação do evento Governança Climática e Financiamento Climático: caminhos para a implementação nos estados brasileiros.

O encontro reuniu autoridades estaduais, federais e internacionais, a fim de fomentar a articulação estratégica entre todos os níveis de governo em torno da agenda climática nacional e subnacional, indicando como alguns programas e planos do atual governo federal impactam na implementação da agenda climática nos estados.

Entre os objetivos do evento estavam ampliar o entendimento sobre o funcionamento dos principais mecanismos de financiamento climático e renovar a pactuação sobre a agenda do clima e financiamento entre o governo federal, os governos estaduais, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento.

Governadores pelo Clima

O Governadores pelo Clima é uma aliança que reúne 25 governos estaduais, entre eles o Rio Grande do Sul, que apoiam o cumprimento do Acordo de Paris. O acordo foi assinado por 195 países durante a 21ª Conferência do Clima (COP21), em 2015, em resposta à ameaça da mudança do clima.

Os governadores envolvidos apresentam suas iniciativas e participam de consórcios para a obtenção de financiamentos internacionais para seus governos, com o apoio do Centro Brasil no Clima.

O Consórcio Brasil Verde foi lançado pelos chefes de Executivo que compõem o movimento Governadores pelo Clima, durante COP26, em Glasgow, na Escócia. 

Ações climáticas no RS

O governo do Estado lançou, no mês de outubro, mais uma ação de enfrentamento às mudanças do clima. As Estratégias para as Ações Climáticas do ProClima 2050 pretendem dar suporte à realização de trabalhos que reduzam os efeitos do problema que atinge todo o planeta. Elaborado pela Assessoria do Clima (Asclima) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), servirá como um roteiro para as medidas de mitigação dos efeitos e de adaptação para se atingir as metas e os objetivos estabelecidos. Além disso, o documento definirá prazos para que as ações sejam executadas.

A estratégia foi desenhada a partir de quatro pilares: transição energética justa; redução das emissões de gases do efeito estufa; educação e conscientização ambiental; e resiliência climática. As atividades serão gerenciadas por um gabinete permanente por meio de acordo firmado com o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI, na sigla em inglês). O foco será em prevenção, resiliência e enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.

Clique aqui e confira as ações do Proclima2050.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura