Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Polícia Militar apreendem pássaros em Santa Cruz do Sul
Publicação:

Na manhã da segunda-feira (25), a equipe de fiscalização do Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que integra a Gerência Regional Centro Leste (Gercel) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em operação conjunta ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), realizou apreensão de 18 aves silvestres em situação irregular em Santa Cruz do Sul. Em vistoria, foi observado que os pássaros estavam no pátio de uma residência em 16 gaiolas e não possuíam anilha, indicação de criadouro, sendo oriundos de capturas e reprodução ilegal.
"É fundamental a integração entre Secretaria, Fundação e Brigada, para atingirmos os diversos setores da sociedade, transformando a proteção ambiental em prática presente no dia a dia de todos", afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.
Foi entregue uma notificação de apreensão à responsável e realizado Boletim de Ocorrência e Auto de Constatação Ambiental, resultando em Auto de Infração Administrativo.
Para soltura, no Parque da Gruta, foram liberados 16 pássaros, sendo seis deles Paroaria coronatIa (cardeal), três Cyanoloxia brissonii (azulão), dois Spinus magellanicus (pintassilgo), dois Stephanophorus diadematus (sanhaçu-frade), dois Saltator similis (trinca ferro) e um Sporophila caerulescens (coleirinho). Um trinca ferro e um pintagol foram enviados para mantenedouros de fauna, junto a dois Myiopsitta monachus (caturrita), apreendidos em Venâncio Aires, para que recebam assistência veterinária.
O chefe da Divisão de Controle e Monitoramento da Qualidade Ambiental do DBio, Mateus Leal, ressaltou a importância do combate irregular de animais silvestres. “Ao fiscalizarmos, conseguimos proporcionar condições dignas e adequadas para os animais atingidos”.
Para Eduardo Santana, gerente e analista da Gercel, as fiscalizações são ações essenciais para a proteção ambiental. “Elas contribuem para a perpetuação das espécies nativas no meio natural e, ao mesmo tempo, auxilia no controle das espécies exóticas”, avalia.
Texto: Duda Romagna