Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS está entre os estados que mais atingiram as metas climáticas no país

Divulgação foi feita na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Publicação:

parque eólico osório
Estado é considerado um dos 10 melhores do país em relação a metas climáticas - Foto: Divulgação ABEEólica

O Rio Grande do Sul está entre os estados que com maior pontuação em relação ao atingimento de metas relacionadas ao clima. É o que afirma o levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) divulgado na semana em que é comemorado do Dia Mundial de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16/3).

“O resultado reforça o comprometimento do RS em relação aos compromissos climáticos assumidos. Nosso objetivo, enquanto Estado, é melhorarmos cada vez mais esses resultados, a fim de que possamos ser um exemplo para o país e para que possamos levar às futuras gerações um mundo melhor”, destaca a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Os dados são acompanhados por meio de uma ferramenta utilizada para o monitoramento dos compromissos climáticos estaduais, desenvolvida pela Câmara Técnica do Clima da Abema e chamada de Roadmap da Carta da Abema pelo Clima.

O Roadmap constitui um roteiro de ações e etapas para mensurar e orientar o avanço dos estados nos 17 compromissos da Carta da Abema, permitindo que os estados conheçam suas potencialidades e gargalos nos diferentes setores da agenda climática, e contribuindo com a troca de conhecimento e colaboração entre os governos estaduais.

Roadmap constitui um roteiro de ações e etapas para mensurar e orientar o avanço dos estados.
Roadmap constitui um roteiro de ações e etapas para mensurar e orientar o avanço dos estados. - Foto: Divulgação Abema

Segundo a assessora superiora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Isa Osterkamp, esse alinhamento entre os estados “é fundamental para que todos estejam alinhados, saibam o que cada ente federativo está fazendo e qual a direção da Abema e do país na questão das mudanças climáticas. Na Câmara Técnica do Clima é possível ter conhecimento das diretrizes e dos caminhos a serem seguidos para se cumprir as metas acordadas”.

O monitoramento define cinco estágios de maturidade climática dos estados. O marco zero é o inicial, em que ainda não há determinado trabalho em relação ao clima. O iniciar é uma preparação, com levantamento de dados ou diagnóstico. O consolidar é a fase de definição de estratégias de atuação e de tarefas. O decolar é a execução da atividade principal proposta. Já o exemplar é o passo final, com resultados tangíveis.

O Rio Grande do Sul, de acordo com o relatório, está no quarto estágio, o decolar, junto com outros nove estados.

“Nesse contexto desafiador, relacionado à vulnerabilidade climática, o Estado prevê ações concretas de adaptação e mitigação por diversos mecanismos, protocolos e acordos existentes, tais como a elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa, de um Plano de Descarbonização e o Pagamento por Serviços Ambientais, além de fomento para atividades que estimulem práticas sustentáveis de neutralização de gases de efeito estufa”, complementa a coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller de Lara.

   

RS Pelo Clima

No ano de 2021, o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Sema, intensificou as iniciativas relacionadas à agenda climática.

Entre as principais iniciativas estão a ativação do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), a adesão ao Under2 Coalition e às campanhas Race to Zero e Race to Resilience, e a assinatura do Termo de Cooperação com Disclosure Insight Action (CDP).

O Estado esteve presente na em duas Conferências das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP26 e 27): na Escócia (2021) e no Egito (2022), onde reafirmou seu compromisso de neutralizar as emissões de carbono até 2050. 

Ainda em 2022, foi lançado um programa com recursos que superam os R$ 193 milhões para o meio ambiente, sendo o maior montante, R$ 115 milhões, destinado para projetos voltados ao clima.

Clique aqui e confira todas as iniciativas firmadas pelo Rio Grande do Sul.

Texto: Jéferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura