Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Reunião Pública em Butiá discute a Transição Energética Justa com foco na Região do Baixo Jacuí

Publicação:

-
- - Foto: Arte: Jordana Espinoza

Dando continuidade à construção do Plano de Transição Energética Justa (TEJ) no Rio Grande do Sul, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Mineração (DM), realizará a segunda Reunião Pública no próximo dia 22 de maio (quinta-feira), a partir das 18h, na sede da Câmara Municipal de Butiá. O encontro conta com o apoio da Associação de Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC). 

Esta edição, denominada Missão Baixo Jacuí, tem como público principal os moradores e representantes dos nove municípios da Bacia do Baixo Jacuí com histórico de ligação à cadeia produtiva do carvão, incluindo cidades como Triunfo, Charqueadas, Eldorado do Sul, Minas do Leão, Butiá, entre outras. 

O Consórcio WayCarbon – Centro Brasil no Clima (CBC), responsável pela elaboração do Plano, irá apresentar as etapas do processo e promover um diálogo direto com as comunidades impactadas pela transição energética no Estado. 

A participação é gratuita, mas o local possui capacidade limitada a 70 pessoas. Para garantir sua vaga, é necessário se inscrever antecipadamente por meio deste link. A reunião também será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Butiá. 

 

Consulta pública segue aberta até 27 de maio 

Além das reuniões presenciais, a construção do Plano de Transição Energética Justa também conta com uma consulta pública online, ferramenta essencial para ampliar a participação da sociedade. Por meio dela, qualquer cidadão pode contribuir com informações sobre os desafios, vocações e caminhos possíveis para uma transição que reflita as realidades locais das regiões carboníferas. 

As contribuições recebidas serão fundamentais para orientar as diretrizes do Plano e garantir que as políticas públicas resultantes sejam mais eficazes e representativas. A consulta pública permanece aberta até 27 de maio, e está acessível por meio deste link. 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura