Reunião do Consema define encaminhamento para eleição da 5ª vaga

principal pauta debatida foi a definição da eleição para a 5ª vaga
Principal pauta debatida foi a definição da eleição para a 5ª vaga - Foto: Bárbara Corrêa

Na tarde desta sexta-feira (11/09) ocorreu a 48ª reunião extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), presida por Paulo Pereira. A principal pauta debatida foi a definição da eleição para a 5ª vaga destinada a entidades ambientais.

Além dos conselheiros, todas as instituições interessadas pela vaga estiveram presentes: Onda Verde, Associação Ecológica Canela (Assecan), Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), Movimento Roessler, Associação Amigos do Meio Ambiente (Ama) e Araçá Piranga. Já o Centro de Estudos Ambientais não participou da reunião.

A Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos apresentou seu parecer sobre o processo de eleição, propondo três alternativas para a realização: por sorteio, seguindo o regimento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); por votação na plenária do Consema ou por processo de escolha realizado pelas próprias entidades ambientais inscritas. Essa última opção foi a escolhida pelos participantes e aprovada por unanimidade pelo Consema.

Dessa forma, ficou estabelecido que a votação para a 5ª vaga será realizada de forma on-line na próxima sexta-feira (18/09), às 14h. Caso não haja consenso, a plenária do Consema decidirá em votação.

Antes do encerramento, a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, apresentou um breve panorama sobre o andamento dos convênios municipais da Mata Atlântica.

A reunião foi transmitida pela página da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no Facebook e pode ser conferida aqui.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade