Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste
Localizado na desembocadura da Lagoa dos Patos, no município de São José do Norte o Refúgio da Vida Silvestre do Molhe do Leste foi criado m maio de 1996. Esta unidade de Conservação Municipal ocupa cerca de 1030 m de comprimento e 296 m de largura abrangendo a porção final do Molhe Leste. Tem como principal objetivo a proteção dos leões e lobos marinhos. Seu uso adequado, através de visitação orientada, estimulará a relação harmônica entre homem e natureza.
Principal morador do Molhe Leste, o leão marinho (Otaria flavescens) é um grande pescador. O macho adulto possui uma juba avermelhada e precisa comer muita covina, pescada ou enchova para manter seus 2,5 metros de comprimento e 300kg de peso. A fêmea é menor e possui uma coloração amarelada.
Outro habitante do Refúgio é o lobo marinho(Arctocephalus australis), menor que o leão marinho, pode ser identificado pelo seu focinho pontudo e orelhas bem visíveis. Geralmente são filhotes que aparecem nas praias do Rio Grande do Sul nos meses de inverno
(Informações disponibilizadas pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA)
30 ha
Bioma: Marinho
Município: São José do Norte
Lei Municipal n° 007, de 10 de Maio de 1996
Não possui.
Endereço: R. Dr. Edgardo Pereira Velho, nº 635 - Bairro Alm. Tamandare, São José do Norte - RS, 96225-000
Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth
Não há visitação pública controlada ou organizada.
Responsável: Sabrina Saraiva de Azevedo
Telefone: (53) 32381750
Email: smma@saojosedonorte.rs.gov.br