Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste

Localizado na desembocadura da Lagoa dos Patos, no município de São José do Norte o Refúgio da Vida Silvestre do Molhe do Leste foi criado m maio de 1996. Esta unidade de Conservação Municipal ocupa cerca de 1030 m de comprimento e 296 m de largura abrangendo a porção final do Molhe Leste. Tem como principal objetivo a proteção dos leões e lobos marinhos. Seu uso adequado, através de visitação orientada, estimulará a relação harmônica entre homem e natureza.

Principal morador do Molhe Leste, o leão marinho (Otaria flavescens) é um grande pescador. O macho adulto possui uma juba avermelhada e precisa comer muita covina, pescada ou enchova para manter seus 2,5 metros de comprimento e 300kg de peso. A fêmea é menor e possui uma coloração amarelada.

Outro habitante do Refúgio é o lobo marinho(Arctocephalus australis), menor que o leão marinho, pode ser identificado pelo seu focinho pontudo e orelhas bem visíveis. Geralmente são filhotes que aparecem nas praias do Rio Grande do Sul nos meses de inverno

(Informações disponibilizadas pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA)

30 ha

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

Limite RVS Molhe Leste (.zip 533,00 Bytes)

Telefone: (53) 32381750

Email: smma@saojosedonorte.rs.gov.br

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura