Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

O anoitecer na reserva é algo indiscritivel
O anoitecer na reserva é algo indiscritivel

Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos foi formado por uma área cedida pelo INCRA à SEMA em 2002. Seus ecossistemas estão relacionados ao bioma Pampa, sendo que nos ambientes de banhados encontram-se particularmente importantes nascentes do rio Gravataí e áreas de fundamental importância para o abrigo da fauna residente e migratória. Diversas aves de interesse especial para conservação ocorrem na UC, entre as quais o veste-amarela (Xanthopsar flavus), a noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicana), o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis) e o curiango-do-banhado (Eleothreptus anomalus). Além disso, no RVSBP ainda permanecem os últimos indivíduos do cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) sobreviventes em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A Unidade de Conservação recebe visitas agendadas de escolas e turmas de universidades em atividades didáticas. É  apresentada uma palestra sobre a unidade de conservação, tendo como foco o histórico de sua criação, os objetivos, os recursos naturais (fauna, flora e ecossistemas), os alvos de conservação e os desafios de gestão. As palestras são seguidas de percursos guiados em algumas das trilhas da Unidade de Conservação, para conhecimento e interpretação em campo das questões gerais apresentadas e discutidas durante a palestra.

Email: andre-rosa@sema.rs.gov.br

 banhadodospachecos@sema.rs.gov.br

Responsável: Biól. André Osório Rosa

Email:andre-rosa@sema.rs.gov.br   

banhadodospachecos@sema.rs.gov.br

Não possui

2.560 ha

Municípios: Viamão
Biomas: Pampa 

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

Limite RVS Banhado dos Pachecos (.zip 5,39 KBytes)

 Área do INCRA cedida à SEMA (Termo de Cessão de Uso de 21 de fevereiro de 2002) 

O Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos está ativo desde 2013, realizando assembleias ordinárias trimestrais

Criado pela Portaria Sema N° 101/2013

Portaria N°101 2013 de Criação Conselho RVSBP (.pdf 108,10 KBytes)

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura