Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico

Banhado do Maçarico
RB_Banhado_Maçarico - Foto: Luisa Lokschin

Os principais objetivos da criação do Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico são: preservar a dinâmica hídrica das áreas de nascente que alimentam o sistema hidrológico do Taim ao sul e as drenagens naturais associadas ao estuário da Laguna dos Patos; Preservar amostras das fisionomias palustres do Banhado do Maçarico e de seus ecossistemas associados; Preservar área de reconhecida importância internacional para conservação de aves; Garantir a integridade de habitats para manter populações de espécies ameaçadas de extinção; Preservar áreas insubstituíveis para uma população isolada de macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis) e preservar áreas de importância para a reprodução da espécie migratória caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustres).  

Responsável: Biól. Luciano Rodrigues Soares

E-mail: banhadodomacarico@sema.rs.gov.br

Não possui.

6.253,0 ha

Município: Rio Grande

Bioma: Pampa

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

Limite RVS Banhado Maçarico (.zip 1,38 KBytes)

Não existe levantamento fundiário. É composto de propriedades particulares, onde são permitidas atividades compatíveis com os objetivos da Unidade de Conservação, conforme legislação vigente.

Edital de Cadastramento para Entidades Interessadas em Participar do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico.

Edital Conselho RVS Banhado do Maçarico (.pdf 93,18 KBytes)

Formulário Inscrição - ANEXO II (.docx 14,76 KBytes)

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura