Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Projetos

Balanço Energético

Projeto vem sendo desenvolvido, que visa a estruturação e consolidação da Matriz Energética do Rio Grande do Sul, para o período entre 2015-2020. Esta estrutura de contabilização representa todas as fontes e fluxos de energia utilizadas no país/estado em uma única unidade (tonelada equivalente de petróleo - tep); permitindo que cada fluxo possa ser traçado desde a sua origem (produção ou importação), passando pela transformação, até seu consumo.

Energia Forte no Campo 

Concebido em 2019, foi instituído formalmente  em 08 de outubro de 2020, através do Decreto nº 55.535, o programa tem como objetivo qualificar as redes de distribuição de energia elétrica no meio rural, financiando o acesso à rede trifásica para agricultores familiares. Com o programa,  pretende-se melhorar a qualidade de vida, ampliar a produção da agricultura familiar, assim, impactando positivamente sobre a renda e a receita do Estado e dos municípios.

Atlas Hidroenergético

Trabalho, a ser publicado, para a identificação e mapeamento dos recursos hídricos do Rio Grande do Sul e o seu potencial para a produção de eletricidade. Além disso, fará a promoção do conhecimento inerente à hidroeletricidade e trará uma base de dados para futuros empreendimentos no Estado.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura