Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Projeto de fortalecimento da Cadeia Solidária das Frutas Nativas e dos Sistemas Agroflorestais celebra resultados positivos

Publicação:

Sistema Agroflorestal na propriedade de Josué Grégio, município de Sananduva
Sistema Agroflorestal na propriedade de Josué Grégio, município de Sananduva - Foto: Alvir Longui

Com o objetivo de incentivar práticas de conservação da flora nativa e capacitar famílias que vivem da agricultura para o manejo das agroflorestas e o extrativismo sustentável, o projeto Promoção e fortalecimento da Cadeia Solidária das Frutas Nativas e dos Sistemas Agroflorestais como estratégia de valorização e conservação da biodiversidade nativa do RS chegou ao fim, após dois anos, com resultados positivos. Entre eles, o aumento das áreas certificadas e o desenvolvimento de novos produtos.

 Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) em parceria com a empresa RGE Energia, o Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP) e diversas entidades que compõem a Rede Ecovida de Agroecologia, o projeto ajudou a impulsionar ações de aproveitamento, processamento e comercialização de frutas nativas em propriedades de diversas regiões do RS.

 As famílias participaram de oficinas de capacitação e contaram com assessoramento técnico para implementar as melhores práticas no uso sustentável comercial dos produtos originários da flora nativa. Como resultado direto, foram desenvolvidos seis novos produtos:

 a) processamento da polpa da goiaba-serrana (Acca sellowiana) para alimentação;

b) óleos essenciais e hidrolatos:

de guamirim do campo (Myrcia oblongada),

de araucária (Araucaria angustifólia)

de alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia)

de óleo de amêndoa de butiá (Butia yatay); e

c) tingimento natural a partir da casca de araucária.

 O conhecimento adquirido fomentou a produção e diversificou as espécies cultivadas. Além disso, deu maior segurança aos agricultores no manejo de suas terras, fator que facilitou, inclusive, a regularização das atividades e ampliou o número de áreas certificadas.

 “Em dois anos, o projeto concluiu a certificação de 140,4 hectares de agroflorestas nas regiões do Litoral Norte, Campos de Cima da Serra, Alto Uruguai, Planalto, Missões e Vale do Rio Pardo, totalizando aproximadamente mil hectares de agroflorestas certificadas no RS até o momento”, destaca Diego Pereira, diretor do Departamento de Biodiversidade.

 O contato com diversas realidades dos Sistemas Agroflorestais também permitiu a elaboração de medidas para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, e a estruturação, por parte da equipe envolvida, de modelos de referência com base nas potencialidades e desafios das regiões trabalhadas.

 Segundo a analista ambiental da Divisão de Flora da Sema, Joana Bassi, os resultados fazem parte de um conjunto de iniciativas que tem priorizado estratégias de restauração produtiva, conciliando a conservação com perspectivas futuras de uso, manejo e geração de renda. “Os projetos técnicos têm envolvido abordagens que possibilitam o desenvolvimento de ações de conservação, incluindo de espécies ameaçadas e ecossistemas associados, assim como de promoção e apoio aos modos de vida tradicionais e sustentáveis”, acrescenta a técnica.

Outro legado foi o lançamento da série audiovisual Agroflorestas: plantando possibilidades, restabelecendo laços e cultivando a vida, composta por 20 vídeos, entre eles, sobre a Certificação Agroflorestal e Extrativista da Sema/RS. Para conferir, clique aqui.

O projeto

O projeto Fortalecimento da Cadeia Solidária das Frutas Nativas e dos Sistemas Agroflorestais no RS foi financiado com recursos da empresa RGE Energia, por meio da modalidade Projeto Técnico de Reposição Florestal Obrigatória (RFO), amparada na Instrução Normativa Sema n°01/2018.

 A iniciativa está entre os Planos de Ação Nacional de Conservação, que atuam em escala e abordagem territorial, sob coordenação da Sema: Plano de Ação Territorial Planalto Sul (PAT Planalto Sul), Plano de Ação Territorial Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Pampa), e Plano de Ação Nacional dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (PAN Lagoas do Sul).

 

 Saiba mais:

 Para saber mais sobre o projeto e seus resultados, acesse o link

 Informações sobre a Certificação Agroflorestal e Extrativista podem ser acessadas aqui.  

 Empresas de utilidade pública e entidades interessadas em projetos técnicos de Reposição Florestal Obrigatória podem acessar informações aqui

Texto: Julia Machado

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura