Parque Estadual do Papagaio Charão

Cascata
Cascata do PESPC - Foto: Ari Sanches

Localizado no planalto médio gaúcho, o Parque Estadual do Papagaio Charão (anteriormente denominado Parque Estadual de Rondinha) protege um significativo fragmento do ecossistema de contato entre o campo (savanas) e a floresta com araucária. Pesquisar o comportamento deste tipo de contato é um dos principais objetivos para a preservação do Parque. Uma das mais importantes ocorrências, dentre a vegetação típica deste ambiente, é a presença do Butia (paraguayensis), uma espécie de butiá desconhecido em outras regiões do Estado. Dentre a fauna significativa destaca-se o anfíbio Proceratophrys brauni, a cobra-coral (Micrurus altirostris), aves como o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), e mamíferos como o rato-de-espinho (Clyomys latticeps).

Não implantada

Responsável: Ari Miranda Sanches -ari-sanches@sema.rs.gov.br

Email: pespc@sema.rs.gov.br

Telefone: (54) 984227603/984361244