Mata ciliar é tema de eventos em Passo Fundo
Publicação:
O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, participa na tarde desta quinta-feira (14), em Passo Fundo, do 5º Encontro Municipal de Avaliação das Ações Ambientais. O evento acontece no Teatro Múcio de Castro e é organizado pelo Ministério Público Estadual, 1ª Promotoria de Justiça Especializada e Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas.
O secretário Mauro Sparta faz explanações sobre a Operação Águas Limpas, desencadeada pela secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) no mês de março, com o objetivo de retirar lixo das nascentes e leito de rios do Estado, aproveitando o baixo nível dos cursos d'´agua devido à estiagem. A Operação conta com o apoio da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar. Para Sparta, a atividade que sem sendo realizada em diversos municípios do interior, além de promover a limpeza dos rios, serve como educação ambiental, incentivando as pessoas a terem atitudes corretas com a destinação dos resíduos sólidos e maior consciência com a preservação de nossas águas.
O Programa de Restauração de Mata Ciliar, executado pela Sema, também é enfocado pelo secretário Sparta. O programa vem promovendo a recuperação de vegetação às margens e no entorno dos corpos hídricos em Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul. A previsão é de recuperar 5 mil hectares por ano de matas ciliares. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é parceira do Programa, por meio da doação de mudas. Por sua vez, prefeituras apoiadoras da iniciativa repassam as mudas para que sejam plantadas pelos proprietários rurais que aderem ao Programa. Durante o governo Rigotto já foram plantadas 100 mil mudas de árvores nativas nas bacias dos rios Santa Maria e Uruguai.
O secretário Sparta ainda falará sobre o Programa amanhã (15) no 1º Seminário Regional sobre Matas Ciliares que acontecerá também em Passo Fundo.