Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Estadual de Itapeva

Parque Estadual de Itapeva, Unidade de Proteção Integral

PE Itapeva
PE Itapeva

Contíguo à cidade de Torres, o Parque Estadual de Itapeva tem como principais objetivos proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora raros e ou ameaçados, e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Abriga ambientes de dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Desse modo, o Parque tem o importante papel de conservar um dos últimos remanescentes da paisagem característica da planície litorânea do Estado.

(51) 3626.3561

peitapeva@sema.rs.gov.br

Responsável: Biól. Paulo Carlos Grubler

O Parque Estadual de Itapeva voltou com suas atividades de educação e sensibilização ambiental, a partir de Segunda-feira (26/10/2020).

Seguindo o protocolo de distanciamento, atendimentos somente com agendamento prévio. 

Para isso precisamos da colaboração dos visitantes.

  • Entrada somente com agendamento prévio pelo e-mail: agendamentotrilhapeva@sema.rs.gov.br ou peitapeva@sema.rs.gov.br e  pelo telefone: (51) 3626-3561 (também WhatsApp)
  • O número de participantes será limitado;
  • Obrigatório o uso de máscara;
  • Traga sua água, seu repelente e seu álcool em gel;
  • Respeite o distanciamento social.
  • Qualquer dúvida estamos disponíveis em nossos canais de comunicação.

São desenvolvidas atividades do Projeto de Educação Ambiental Conhecer para Amar e Preservar, que consiste na realização de atividades educativas com a rede de ensino e uma trilha no Parque. As atividades ocorrem de segunda a sexta feira, com agendamento prévio através dos contatos acima relacionados.

Durante a temporada de verão, é desenvolvido o Projeto Verão: Educação e sensibilização ambiental. O projeto consiste em realizar a trilha do Morro de Itapeva, onde o visitante recebe informações sobre as características da Unidade de Conservação, flora e fauna associada a cada ambiente, zoneamento, atividades da gestão. É possível realizar a trilha através de agendamento prévio através dos contatos acima relacionados.

Baixe aqui o plano de manejo e uso público do Parque Estadual de Itapeva.

A área do Parque Estadual de Itapeva é  de 998,06 ha.

Bioma e Município

O Parque de Itapeva está localizado em área do bioma Mata Atlântica, no município de Torres.

O Parque Estadual de Itapeva está localizado no município de Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Torres situa-se na divisa entre o estado do RS e Santa Catarina. O Parque, por sua vez, está localizado entre o Balneário Itapeva, ao sul, a Estrada do Mar (RS-389), a oeste, a praia de Itapeva, a leste, e a zona urbana do município de Torres, ao norte, em meio a ecossistemas litorâneos – mar, dunas móveis, dunas fixadas por restinga, banhados, áreas alagáveis, mata paludosa e matas de restinga. 

Mapa de localização aqui.

Baixe aqui o mapa em formato KML.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura