Inaugurado em São Borja escritório da Reserva Biológica do São Donato
Publicação:
No segundo semestre do ano serão confirmados os limites da Reserva Biológica do São Donato, a partir dos estudos em desenvolvimento por técnicos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Suil (FZB). Também acontecerão entendimentos com os proprietários de terras na região - municípios de Itaqui e Maçambará - visando às aquisições ou desapropriações. Estas informações foram divulgada na manhã de hoje (24), em São Borja, pelo diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luiz Felippe Kunz Júnior.
Ele representou a Sema na inauguração da sede administrativa, localizada na Praça 15 de Novembro, 1154, sala 25, e justificou a localização afirmando que "São Borja é o pólo irradiador da defesa da Reserva do São Donato." Luiz Felippe ainda mencionou a participação da Refinaria Alberto Pasqualini, afirmando que uma obrigação - as medidas compensatórias do meio ambiente pela ampliação da Refap - se transformou em parceria.
Desenvolvimento sustentável - A inauguração contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Borja / Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corsan, IRGA, Emater, Universidade da Região da Campanha - Urcamp, Batalhão Ambiental, Refap, Poder Judiciário e Associação São-borgense de Proteção do Ambiente Natural. O presidente da Aspan, Claudio Gotfried, afirmou que a abertura do escritório fortalece o movimento ambientalista na região.
Já o vice-presidente da Aspan, Darci Bergman, um dos principais ativistas na luta pela implantação da Reserva Biológica, fez um relato histórico da mobilização popular pela criação da Reserva. Ela ocorreu em março de 1975, mas a efetiva implantação somente começou no ano passado. Segundo Darci Bergman "é possível compatibilizar a preservação dos recursos naturais com o desenvolvimento sustentável."
O gerente de implantação da Reserva Biológica do São Donato, Júlio Rech, informou que o escritório abrirá pela manhã para atendimento ao público e atividades internas. Pela tarde haverá ações de fiscalização.
Fonte: Assecom Sema