Governo RS integra ação de revegetação de encostas em áreas atingidas por deslizamentos no Vale do Taquari

Iniciativa, junto com Exército e Ibama, contou com plantio de mudas e lançamento de sementes

Imagem aérea de um homem do exército uniformizado e de capacete, jogando as bombas de sementes em área sem vegetação
Objetivo foi devolver a cobertura de vegetação nativa a áreas que sofreram deslizamentos de terra. - Foto: Exército Brasileiro

Para marcar o Dia de Proteção às Florestas (17/7), governo do Estado, Exército e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizaram uma ação com o objetivo de devolver a cobertura de vegetação nativa a áreas que sofreram deslizamentos de terra no Vale do Taquari. Além das instituições organizadoras, a iniciativa contou com a colaboração de estudantes de escolas públicas da região.

O lançamento de cerca de cinco milhões de sementes via aérea foi uma das estratégias encontradas pelas equipes técnicas para abranger a maior área possível, em locais de difícil acesso. Munidos com centenas de “mix de sementes” produzidos pelos alunos, helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal sobrevoaram as regiões afetadas. Entre 29 de abril e 30 de maio, o Estado registrou 4.374 alertas de deslizamentos de todos os portes, em 146 municípios.

“Promovemos essa ação no Dia de Proteção às Florestas, trazendo as escolas para participar, para falarmos mais sobre proteção ambiental e educação para as pessoas que ocupam áreas de risco. Nós não orientamos apenas sobre a importância da floresta, mas também que estamos em uma região suscetível a movimentação de massa, em um vale que sofreu com as enchentes. O conhecimento é a melhor forma de prevenção”, reforçou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Secretária Marjoire, ao centro, segura um punhado de sementes que serão jogadas nas áreas. Ao lado, técnica do exército. Ao fundo, o helicóptero utilizado na ação.
Lançamento de cerca de cinco milhões de sementes via aérea possibilitou chegar a locais de difícil acesso. - Foto: Mauro Nascimento/Secom

Incluir as crianças nessa ação envolveu uma capacitação de dois dias aos estudantes de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, promovida pelas equipes da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade e da Divisão de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pelo Ibama.  Um ensinamento para a ocasião e para a vida.

Marina Althaus, de 13 anos de idade, foi uma das alunas que participaram da oficina de mix de sementes. “Nós aprendemos algumas coisas, como espécies de árvores e sementes. Eu achei bem importante essa missão, porque a gente viu os deslizamentos que atingiram a nossa comunidade”.

Cursando o 9º ano do ensino fundamental, Lucas Gabriel Puhf reforçou a importância dos ensinamentos. “Os deslizamentos causaram muitos danos no nosso município e a gente vai ajudar a reflorestar uma parte dele”.

“É bom participar desses momentos. Eu vi que é muito importante porque a gente não sabia de muitas plantas nativas daqui. Houve muitos deslizamentos, então ver isso florescer de novo vai ser muito bom”, complementou Jeniffer Selge, de 15 anos.

Três alunos de escolas públicas estão em pé, olhando para a câmera, ao lado de uma muda de árvore recém plantada. Ao centro, a diretora da escola.
(Esq para dir) Jeniffer, Michele Beatriz Wickert – diretora de escola, Marina e Lucas. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

Em terra, a ação contou com o plantio de 340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre. A atividade fez parte do projeto SemeAr, uma parceria entre a Sema, o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o Ibama, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e as prefeituras de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo.

Secretária Marjorie Kauffmann e outra mulher estão agachadas e seguram uma pá. As duas estão plantando uma muda de árvore da espécie Angico.
Ação contou com o plantio de 340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. - Foto: Mauro Nascimento/Secom

“Essa união de forças é necessária para colocar o Rio Grande do Sul de novo para cima, depois das tragédias que ocorreram no mês de maio. O comando conjunto, com diversas outras entidades, fizeram várias ações ao longo da Operação Taquari, que hoje corrobora também com essa atividade de reflorestamento, neste Dia de Proteção às Florestas”, finalizou o coronel Orlando Matos Sparta de Souza, comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado.

A ação contou, ainda, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (CEFLOR); do Movimento Pro Mata Ciliar e da Bio C – Central de Compostagem. As empresas Vital Terra e Folhito viabilizaram o composto para formar os mix de sementes.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema