Governador e secretários de Estado participam do 11º Cosud, no Espírito Santo

-
A cerimônia de encerramento do 10º Cosud ocorreu no Palácio Piratini, em março, com a presença de Leite e outros governadores - Foto: Arquivo Secom - março de 2024

Os sete governadores dos estados do Sul e Sudeste estarão reunidos, a partir desta quinta-feira (8/8) até sábado (10/8), no 11º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorrerá em Pedra Azul, no Espírito Santo. Nesta edição, os temas centrais serão obras de adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública. São esperados cerca de 700 participantes.

Além do governador Eduardo Leite, integram a comitiva gaúcha a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Boeira, e os secretários-adjuntos da Fazenda, Itanielson Cruz, e da Segurança Pública, Mário Ikeda.

Leite destacou que o Cosud está consolidado como um importante grupo em defesa dos interesses em comum do Sul e do Sudeste. “Temos pautas importantes para discutir, como a renegociação da dívida dos Estados, a reforma tributária e as mudanças climáticas. Não se trata, de maneira alguma, de um grupo em oposição a outras regiões, mas, sim, em defesa daquilo que a população que nos elegeu governadores demanda”, ressaltou. “Também será uma oportunidade de agradecer aos chefes dos Executivos estaduais pelo apoio e solidariedade dispensados ao Rio Grande do Sul durante a tragédia das enchentes.”

O governador participará da abertura, na quinta-feira, às 16h, no auditório do Natureza Eco Lodge. Na sexta-feira (9/8), os chefes dos Executivos debaterão os três temas centrais, enquanto 14 grupos de trabalho (GTs) discutirão assuntos específicos com a presença de secretários estaduais. O encerramento será no sábado, às 10h, quando haverá apresentação dos encaminhamentos das discussões e a Carta de Pedra Azul.

Os 14 GTs discutirão os seguintes temas: Agricultura e Pecuária; Defesa Civil e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos; Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres; Educação; Esportes; Governança, Procuradoria e Planejamento; Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano; Inovação e Governo Digital; Saúde; Segurança; Turismo; Fazenda, Previdência e Controladoria; e Cultura.

Sede do 11º Cosud, a região montanhosa do Parque Estadual Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins, é um dos cartões-postais capixabas.

O consórcio foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os governos das duas regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais.

Participação do RS

Marjorie e Boeira integrarão o GT de Defesa Civil e Meio Ambiente; Itanielson, o GT Fazenda, Previdência e Controladoria; e Ikeda, o GT Segurança.

Além desses nomes, a secretária da Saúde, Arita Bergmann deve participar de uma agenda on-line, na qual serão tratados temas como medicamentos e tecnologia.

Edição anterior

A última edição do Cosud, que ocorreu em Porto Alegre em fevereiro e março deste ano, foi marcada pela formalização de três documentos: o estatuto do consórcio, o Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado e a Carta de Porto Alegre.

O estatuto do Cosud apresentou, entre outros tópicos, as normas para o funcionamento do consórcio. A Carta de Porto Alegre oficializou diversos compromissos pactuados pelo Cosud, sobre temas como Reforma Tributária, dívidas com a União e ações de adaptação às mudanças climáticas. O Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado tratou de ações conjuntas para tratar do assunto.

Texto: Juliana Dias/Secom

Edição: Felipe Borges/Secom