Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Pequena Central Hidrelétrica recebe Licença de Instalação

Publicação:

O documento permite a implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no município de Muitos Capões.
O documento permite a implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no município de Muitos Capões. - Foto: Priscila Valério

Na tarde desta quinta-feira (14), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) entregou a Licença de Instalação (LI) à empresa Chimarrão. O documento permite a implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no município de Muitos Capões.  

A autorização foi entregue aos empreendedores pela presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

Viana avaliou que “estamos em um período em que o Estado voltou a crescer e empreendimentos como este proporcionam desenvolvimento para o setor e beneficiam toda a população gaúcha”.

Para a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, a entrega não se trata apenas de novas instalações de energia e garantiu que este tipo de empreendimento beneficia diretamente a sociedade. “A licença contribui para a geração de energia do Estado e, consequentemente,  na melhoria na qualidade de vida da sociedade e a criação de novos empregos”.

Conforme o sócio da Chimarrão, Airton Pohl, a conclusão das obras está prevista para março de 2023, gerando cerca de 200 empregos diretos e 500 indiretos.

O investimento da usina será de R$ 60 milhões, com uma potência de 11,8 MW, o que corresponde a aproximadamente 0,15% da demanda média de energia elétrica dos gaúchos.

O diretor de Energia da Sema, Eberson Silveira, ressaltou que “esta obra é muito importante, pois, além de aumentar a participação das fontes renováveis na matriz elétrica do Estado, agrega geração de energia hídrica no Rio Grande do Sul”.

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura