Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Expointer 2026 será carbono neutro com a compensação das emissões de gases de efeito estufa geradas pela feira

Iniciativa contribui para o enfrentamento das mudanças climáticas

Publicação:

-
-

A Expointer 2026, que ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) neutralizadas. Na prática, isso significa que o impacto ambiental das macroemissões gerado pela feira será calculado e compensado por meio de créditos de carbono certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).  A medida abrange todo o período da feira, da montagem à desmontagem, e considera o impacto das principais fontes de emissão de GEE, como consumo de energia elétrica e água, a geração de resíduos e o transporte dos animais. 

O primeiro passo é entender quanto a feira emite. Para isso, é feito um levantamento, chamado de inventário, das principais atividades que geram emissões. Por exemplo: a energia elétrica utilizada é somada e transformada em uma medida padrão que permite medir esse impacto. O mesmo processo é feito com o consumo de água, resíduos e o transporte dos animais. Ao final, esse cálculo mostra a chamada “pegada de carbono” da feira, ou seja, o quanto a Expointer contribui para a emissão de gases que influenciam o clima. 

Com esse número em mãos, entra a etapa de neutralização. O total de emissões é compensado por meio do uso de créditos de carbono, que funcionam como uma espécie de “saldo ambiental”. Cada crédito representa uma quantidade de gases que deixou de ser emitida ou foi retirada da atmosfera em outro lugar, por meio de projetos ambientais. 

-
-

Esses créditos são gerados por iniciativas como produção de energia limpa, tratamento de resíduos e preservação de áreas naturais. Empresas de diferentes setores desenvolvem esses projetos e, a partir de resultados comprovados, recebem créditos certificados por auditorias independentes. Esses créditos podem, então, ser usados para compensar emissões de eventos, como a Expointer. 

No caso da feira, a ação será executada pela empresa CRVR, selecionada por meio de edital de chamamento público. Os créditos utilizados corresponderão ao total de emissões calculadas a partir das principais atividades do evento. Ao serem “aposentados”, ou seja, utilizados para a neutralização, esses créditos deixam de circular no mercado, garantindo que o impacto foi efetivamente compensado. É esse equilíbrio entre o que é emitido e o que é compensado que caracteriza o chamado “carbono neutro”. 

A CRVR atua como patrocinadora ambiental, responsável por disponibilizar os créditos necessários para a neutralização. O modelo não se limita à Expointer e poderá ser aplicado a outros grandes eventos. 

Redução do impacto ambiental de grandes eventos 

A medição das emissões segue uma metodologia internacionalmente reconhecida, a GHG Protocol, que considera as principais fontes de impacto do evento. Esse tipo de cálculo foca nas atividades mais relevantes, garantindo um resultado confiável e comparável, realizando a compensação daquilo que não pôde ser evitado durante a realização da Expointer. 

A iniciativa busca reduzir o impacto ambiental de grandes eventos. Isso porque os gases de efeito estufa, ao se acumularem na atmosfera, retêm parte do calor do sol e contribuem para o aumento da temperatura global, intensificando fenômenos como ondas de calor, secas e chuvas extremas. Ao promover a compensação dessas emissões, a proposta também incentiva práticas mais sustentáveis e amplia o uso de mecanismos voltados à redução dos efeitos das mudanças climáticas. 

Público da Expointer também poderá calcular sua pegada de carbono 

Durante o evento, estarão disponíveis QR Codes, totens e ferramentas que permitem aos visitantes calcularem e neutralizarem sua própria pegada de carbono. Para isso, basta informar, por exemplo, o meio de transporte utilizado para chegar à feira. 

A partir desses dados, será possível entender a contribuição individual para a emissão de gases de efeito estufa. Também serão oferecidas orientações práticas sobre como reduzir impactos no dia a dia, como optar por meios de transporte mais sustentáveis e realizar o descarte correto de resíduos. 

Sobre a Expointer 

Realizada anualmente em Esteio, a Expointer é uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. O evento reúne produtores, empresas e instituições do setor, com programação voltada a inovação, negócios e difusão de conhecimento no agronegócio. 

Texto: Ascom Sema 
Edição: Secom
 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura