Equipes da Sema e da Fepam participam de mais uma operação nacional Mata Atlântica em Pé

O objetivo do evento é identificar desmatamentos ilegais e responsabilizar os infratores. - Foto: Tassiane Costa

As equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) atuaram na Operação Mata Atlântica em Pé 2021. Essa foi a quarta vez consecutiva que Sema e Fepam participam da ação, que ocorre em 17 estados que integram o bioma Mata Atlântica. A finalidade é identificar desmatamentos ilegais e responsabilizar os infratores.

A coordenação nacional é do Ministério Público (MP) do Paraná, em articulação com os MPs dos demais estados. No Rio Grande do Sul, a operação teve início no dia 21 de setembro e durou uma semana. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (28/09) durante coletiva de imprensa organizada pelo MPRS, que contou com a participação da Sema, da Fepam, do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e da Prefeitura de Gramado.

A operação identificou desmatamentos irregulares em 335,94 hectares de floresta em 24 municípios do Rio Grande do Sul, área 73,35% maior à detectada no ano passado. Até o momento, foram aplicadas multas equivalentes a R$ 2,2 milhões em multas aos infratores. Ainda não foram contabilizados neste montante os valores relativos ao município de Gramado.

O secretário Luiz Henrique Viana reforçou a parceria das instituições pela preservação do meio ambiente e lembrou que o Estado tem ampliado as políticas de educação e proteção ambiental, com foco na conscientização. “Não existe razão de ser dessa atuação de fiscalização se não for proteger a vida. E enquanto o homem, que é o grande beneficiário e ao mesmo tempo aquele que causa os maiores impactos na natureza não se der conta, não teremos melhores resultados”.

A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, ressaltou o incremento nas equipes da Fundação envolvidas na operação, que pela primeira vez contou com o apoio das regionais, e de outros departamentos, além do impacto positivo na ampliação das áreas fiscalizadas. “Ao longo dos anos nós ampliamos o número de funcionários envolvidos na operação e, consequentemente, vistoriamos mais hectares de área. Com relação a 2020, aumentamos em 20% o número de municípios vistoriados e em 73% a quantidade de hectares fiscalizados. As equipes da Fepam fiscalizaram 44 áreas em 23 municípios neste ano. Um grande esforço coletivo”.

O promotor de Justiça Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), explicou as fases dos trabalhos e ressaltou o uso da tecnologia. “Contamos com ferramentas tecnológicas que nos proporcionam alertas de desmatamento quase que em tempo real e de forma bastante precisa. O uso da tecnologia nos aproxima das áreas, ainda que distantes, reduzindo custos de fiscalização”, disse.

Nesta edição da operação, foram realizadas vistorias em 64 polígonos. A partir de dados obtidos por monitoramento via satélite, foram fiscalizadas áreas nos municípios de André da Rocha, Antônio Prado, Casca, Doutor Ricardo, Erechim, Erval Grande, Fontoura Xavier, Guaporé, Ibirapuitã, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Paraí, Roca Sales, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Francisco de Paula, São Valentim, Serafina Corrêa, Soledade, União da Serra, Vacaria, Vila Maria e Gramado.

Também participaram da coletiva o chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam, Vagner Hoffmann, o diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema, Diego Melo Pereira, a chefe da Divisão de Flora da Sema, Angélica Ritter, o capitão do CABM, Rogério Santos, e o servidor da Prefeitura de Gramado, Thiago Henkes.

Texto: Ministério Público e Ascom Sema/ Fepam