Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Educação Ambiental

A educação ambiental é um componente essencial no cumprimento da missão global dos jardins botânicos em prol da conservação da biodiversidade.

O Jardim Botânico é um espaço com grande potencial educativo. As coleções botânicas, principalmente as que representam formações florestais gaúchas, são capazes de proporcionar ao visitante o contato com uma porção significativa da vegetação do RS.

Para que a sociedade estabeleça um modelo de convivência mais harmônico com a natureza, atuando em sua proteção, é necessário que as pessoas estejam conscientes da importância das plantas para suas vidas, seja para suprir suas necessidades ou simplesmente para fornecer ambientes estéticos, acolhedores e tranqüilos.

Assim, as atividades educativas do Jardim Botânico são desenvolvidas para aumentar a apreciação sobre o mundo vegetal, ressaltando a importância das plantas como suporte da vida no planeta.

Missão educativa do Jardim Botânico:

Desenvolver atividades educativas e culturais com o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação da flora regional e o papel do Jardim Botânico na proteção da biodiversidade.

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura